Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

Malg abre duas exposições nesta quarta (16)

14 abril
17:19 2014

malg 1 Nesta quarta-feira, 16, o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg) inaugura duas exposições.

A “Exposição em Homenagem aos 65 anos da Escola de Belas Artes: mostra de obras de ex-professores e ex-alunos pertencentes ao acervo do MALG” integra as comemorações de aniversário da EBA/UFPel que estão ocorrendo desde o dia 12 de março. A mostra apresenta ao público obras de Aldo Locatelli, Antônio Caringi, Fernando Duval, Inah Costa, Lenir de Miranda, Melo da Costa e Nesmaro, entre outros importantes artistas, cujas obras pertencem ao acervo do MALG e compõe o catálogo “Obras de artistas e professores e da Escola de Belas Artes D. Carmen Trápaga Simões”, organizado em 2002 por Gilberto Sarkis Yunes e Luzia Costa Rodeghiero, e que está sendo atualizado para publicação.

Com curadoria realizada pelas professoras da UFPel Carolina Rochefort e Caroline Bonilha, a exposição “Do que não se vê: um olhar sobre o fazer artístico de Leopoldo Gotuzzo”, apresenta o processo criativo do artista, trazendo além das pinturas de natureza morta e paisagens, os seus materiais de trabalho, objetos cotidianos, esboços, obras inacabadas e pinturas do patrono do Museu. Conforme as curadoras, o intuito é refletir também sobre o processo artístico do pintor, aproximando sua obra do público. Uma exposição mais íntima, onde o que não é visto nas obras acabadas recebe destaque. Em alguns trabalhos as estruturas, as linhas de interesse, os vazios permanecem latentes como vestígios dos sistemas de pensamento visual que estão escondidos nas camadas das pinturas. “Do que não se vê”, convida o visitante a completar a tela através do desvelar da técnica.

malg 2A abertura será realizada na quarta-feira, dia 16 de abril, no MALG (rua General Osório, 725, Centro, Pelotas) e contará com apresentação musical de Júlio Warken Zabaleta (Flauta transversal) e Renan Reis Leme (violino).

Exposição em Homenagem aos 65 anos da Escola de Belas Artes: mostra de obras de ex-professores e ex-alunos pertencentes ao acervo do MALG

Visitação: de 17 de abril a 11 de maio de 2014, de terça à domingo, das 10h às 19h.

Do que não se vê: um olhar sobre o fazer artístico de Leopoldo Gotuzzo

Visitação: de 17 de abril a 27 de julho de 2014, de terça à domingo, das 10h às 19h.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções