Diário da Manhã

quinta, 20 de junho de 2024

Notícias

Massa de ar frio atingirá o RS

Massa de ar frio atingirá o RS
23 maio
15:49 2024

Temperatura cai acentuadamente já nesta sexta em muitas áreas. Massa de ar frio terá impacto mais amplo no fim de semana. Mudança também atinge Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil

A MetSul Meteorologia prognostica o avanço de uma forte massa de ar frio para o Sul e parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil no final desta semana. Trata-se da incursão de ar frio mais forte até agora neste ano na América do Sul e terá maior intensidade na Argentina e no Uruguai.

O ar frio que avança pela Argentina foi responsável nesta quinta-feira por trazer mínimas mais cedo na rede do Serviço Meteorológico Nacional de -12,0ºC em Calafate; -8,0ºC em Perito Moreno, -7,2ºC em Maquinchao e -4,7ºC no aeroporto da cidade de Bariloche.

É uma incursão de ar frio com trajetória continental, ou seja, pelo interior do continente, que será impulsionada para Norte por centros de baixa pressão no Atlântico. As massas de ar frio de trajetória continental habitualmente são as mais fortes.

O ar frio ingressa no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira no decorrer do dia com queda acentuada da temperatura ao longo do período. Por isso, as mínimas da sexta vão ocorrer no final do dia na esmagadora maioria das localidades. A sexta terá chuva, garoa e vento, aumentando a sensação de frio.

A sensação térmica, aliás, pode ser bastante baixa no estado gaúcho, principalmente à noite, com rajadas de vento acima de 50 km/h em muitas cidades e que podem ficar entre 70 km/h e 90 km/h no Sul e no Leste gaúcho.

Uma vez que a trajetória do ar frio é pelo interior do continente, a massa de ar alcança o Centro-Oeste quase no mesmo momento que o Rio Grande do Sul, o que fará que o ar frio comece a chegar já nesta sexta em áreas do Mato Grosso do Sul.

No estado de São Paulo, a influência da massa de ar frio será mais sentida a partir do fim de semana. No Rio de Janeiro, a chegada do ar mais frio e com vento ocorrerá entre o sábado e o domingo. Belo Horizonte praticamente não vai sofrer os efeitos da massa de ar com queda muito modesta das máximas no domingo.

FRIO MAIS INTENSO NO FIM DE SEMANA

Embora a temperatura decline acentuadamente já nesta sexta e com baixa sensação, a ponto de em várias cidades o dia terminar com marcas abaixo de 10ºC, o frio mais forte é esperado no fim de semana. As madrugadas de sábado e domingo serão as mais frias no Rio Grande do Sul com o agravante que a de sábado terá vento, o que aumentará a percepção de frio.

Na Campanha e na fronteira com o Uruguai, as duas madrugadas terão mínimas ao redor de 0ºC e talvez um pouco negativas. No Sul do estado, o sábado começa com 5ºC a 7ºC e o domingo com 2ºC a 4ºC na maioria das cidades, mas com marcas menores na Serra do Sudeste. No Centro gaúcho, em geral, 4ºC a 6ºC nas duas madrugadas. No Noroeste, 1ºC a 3ºC nas baixadas.

Na Serra, o fim de semana terá mínimas de 3ºC a 5ºC na maior parte dos municípios, mas em baixadas fará menos. Nos Aparados, marcas ao redor de 0ºC no sábado e de até 2ºC abaixo de zero a 0ºC no domingo. No Planalto, mínimas de 2ºC a 4ºC, em média, no domingo com registros menores em baixadas, sobretudo na região de Soledade.

Chamamos a atenção que as tardes de sexta, com chuva, e do sábado, com sol, serão frias no Rio Grande do Sul. Em vários pontos da Serra e Aparados a temperatura sábado à tarde não deve passar dos 10ºC ou ficar pouco acima da marca. Grande parte dos locais do estado deve ter máximas de apenas 12ºC a 14ºC no sábado, mesmo com sol.

FRIO NA CAPITAIS

Porto Alegre deve ter chuva, vento forte e frio nesta sexta com queda da temperatura ao longo do dia. A sexta pode terminar com 11ºC. No sábado e no domingo, marcas ao redor de 7ºC e 9ºC ao amanhecer, menores em alguns bairros mais afastados.

Em Florianópolis, esfria acentuadamente no sábado e o domingo pode começar com 9ºC a 10ºC em pontos da cidade. Em Curitiba, queda acentuada da temperatura neste fim de semana com o domingo tendo o amanhecer mais frio com 7ºC ou 8ºC em alguns pontos.

Na cidade de São Paulo, o ar frio atua no fim de semana com chuva. Por isso, as máximas serão bem mais baixas, de até 16ºC ou 17ºC, enquanto as mínimas não cairão muito e ficarão ao redor de 13ºC. O mesmo ocorrerá no Rio de Janeiro, onde se prevê chuva e a influência do ar frio será mais sentido nas máximas menores.

Por MetSul (https://metsul.com/massa-de-ar-frio-atingira-o-sul-centro-oeste-e-o-sudeste-do-brasil/)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções