Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Memória da Aeropostale: Paula se reúne com memorialistas

16 abril
15:17 2014

A vice-prefeita Paula Mascarenhas esteve reunida, na tarde dessa segunda-feira (14/4/14), com o secretário interino de Cultura Giorgio Ronna e os memorialistas Ramão Costa e Rui Volz. A equipe definiu pontos da exposição sobre o projeto “Memória da Aeropostale – Raide Latécoère”, que ilustrará também a vida de Antoine Saint-Exupéry, piloto e escritor de um dos livros mais vendidos no mundo, o “Pequeno Príncipe”. A exposição estará aberta no dia 4 de maio, no hall da Prefeitura.

A exposição “Memória da Aeropostale - Raide Latécoère” acontecerá no dia 4 de maio, no hall da Prefeitura

A exposição “Memória da Aeropostale – Raide Latécoère” acontecerá no dia 4 de maio, no hall da Prefeitura
Foto: Flávio Neves

Nesse mesmo dia, Pelotas receberá a visita do Raide Latécoère, acompanhada da professora da Universidade de São Paulo (USP), Mônica Cristina, que também é representante do projeto no Brasil. A comitiva fará a reconstituição do vôo realizado pelas aeronaves que transportavam o serviço postal da França para a África e América do Sul, e Pelotas fazia parte do roteiro que partia de Toulouse, na França, com escala pela África do Sul (Dakar, no Senegal). No Brasil, os aviões entravam por Natal, no Rio Grande do Norte, percorriam algumas das principais capitais (Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo) antes de chegar ao Município. O ponto final era Buenos Aires, na Argentina.

Na semana passada, a vice-prefeita visitou o Campo Francês de Aviação – antigo aeroporto de Pelotas. O local mantém ainda resquícios que remetem à rota feita pela Aeropostale- Raide Latécoère, a primeira empresa de aviação civil a pousar em terras pelotenses, entre os anos de 1928 e 1930. A ideia do Governo Municipal é de, através de vestígios, resgatar a história e, após um longo processo de recuperação do lugar, transformá-lo em memorial.

A missão do projeto é realizar, em cada uma dessas cidades, um inventário dos vestígios da antiga Aeropostale para futuramente propor seu tombamento pela Unesco, como patrimônio universal.

Comentários ()

Seções