Menino morre afogado ao tomar banho nas águas do Arroio Pelotas
Os Bombeiros encontraram na tarde de domingo (29), por volta das 15h30min, o corpo de um menino de 11 anos que se afogou ao tomar banho nas águas do Arroio Pelotas
Na tarde de sábado, ele e outras crianças brincavam na água, no quilômetro 511 da BR-116, embaixo da Ponte do Retiro, quando foi arrastado pela correnteza.
O pai do menino e amigos que pescavam próximo às crianças, tentaram salvá-las. Duas delas foram retiradas da água, sendo que uma precisou ser reanimada. Inicialmente o socorro foi prestado pelos funcionários da Ecosul, já que o posto de pedágio fica próximo ao local onde ocorreu o afogamento.
Ambas foram levadas para atendimento no Pronto-Socorro por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. As buscas iniciadas na tarde de sábado, tiveram continuidade na manhã de ontem, com o uso de caiaques. As buscas iniciadas por volta das 20h de sábado tiveram de ser interrompidas e retomadas na manhã de ontem. O corpo da criança estava próximo ao local aonde havia desaparecido.
O local onde ocorreu o afogamento é impróprio para banho devido à forte correnteza e aos diversos obstáculos existentes no fundo do arroio. É o primeiro caso de afogamento registrado este ano na cidade.
Patram apreende pescado no Canal São Gonçalo
Policiais da Patrulha Ambiental da Brigada Militar realizaram uma fiscalização ao longo do Canal São Gonçalo, resultando na prisão em flagrante de dois homens por pescar de forma ilegal com o uso de petrechos proibidos. Os dois suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, juntamente com os petrechos de pesca apreendidos, inclusive a embarcação.
Os suspeitos foram flagrados com aproximadamente 70 kg de pescado de diversas espécies, tais como traíra, jundiá, pintado, viola, lambari, tambica.
A Patram informa que período defeso (reprodução das espécies) atende a uma Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a que qual determina que entre os dias 1 de novembro até 31 de janeiro fica proibido pesca por redes; neste período os pescadores que vivem da pesca, recebem Auxílio Financeiro do Governo Federal para sua subsistência.
Quem for flagrado pescando nesse período será preso e responderá pelo artigo 34 da lei 9605/98 com pena de até quatro anos de prisão. Para fazer denúncias podem ligar para o 3309-5380 ou 3225-3722.
A Patram Pelotas intensificou suas ações na madrugada, por terra, água e ar (drone).