Diário da Manhã

terça, 07 de maio de 2024

Notícias

Mercado das Pulgas comemora três anos em Pelotas

Mercado das Pulgas comemora três anos em Pelotas
11 junho
12:20 2017

Os três anos do Mercado das Pulgas de Pelotas foi comemorado na manhã de sábado (10) com a entrega de flâmulas e doces pela prefeita Paula Mascarenhas aos expositores

O espaço foi concebido a partir das conversas entre a então vice-prefeita Paula e os antiquários mais antigos da cidade, a partir do modelo uruguaio. Além de abrir um novo espaço de comercialização para eles, a ideia era aumentar a circulação de pessoas no Mercado Central que, na época, tinha baixa ocupação das bancas.

Hoje são 68 expositores. Quinze deles são parceiros na criação do espaço. Outros 35 já completaram dois anos no local. A média de vendas por banca chega a R$ 300 nos brechós e R$ 600 nos antiquários.

O público vai alternando ao longo do dia. Desde os que acompanham a montagem das bancas, os que almoçam no Mercado, até os que preferem o final do dia – o que mantém o movimento constante. Cerca de mil pessoas passam pelo evento a cada sábado. No período de Fenadoce, o público é ainda maior, pois muitas das excursões têm o Mercado no roteiro.

Paula avalia que o Mercado das Pulgas está consolidado, “aprovadíssimo” pela população. “Trouxe charme e interesse para o Mercado, qualificou o espaço. Os expositores estão felizes, vendem bem. Os turistas se encantam. Os pelotenses adoram. É um orgulho e um patrimônio dos pelotenses que valoriza ainda mais o Centro Histórico”, conclui.

O expositor Oscar Rodriguez Urruyt, de 83 anos, é uruguaio e está no Brasil desde 1953. Chegou à cidade quatro anos depois como goleiro do Esporte Clube Pelotas e, depois de algum tempo fora, em 1970 voltou e se estabeleceu como marceneiro. Na época reproduzia móveis antigos em madeira maciça. Hoje atua como antiquário. Sobre o Mercado das Pulgas, onde trabalha com a ajuda da filha e da neta, ele não tem dúvidas: “não posso me queixar”. E explica que tem bons colegas com quem fez amizade e vende bem.

 

(Foto: Marcel Ávila/Ascom)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções