Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Mestrado profissional: novo coordenador assume neste mês

02 junho
14:22 2014

O professor Donald Hugh de Barros Kerr Junior, 50 anos, é o novo coordenador do mestrado profissional em Educação e Tecnologia do IFSul-câmpus Pelotas. Goy, como é popularmente conhecido na escola, teve seu nome aprovado em plebiscito realizado no final de abril e passa a assumir a função neste mês, no lugar da colega Cristhianny Bento Barreiro.

Professor Donald Hugh de Barros Kerr Junior

Professor Donald Hugh de Barros Kerr Junior

A duração do mandato é de dois anos. Nesse período, Goy contará com o apoio do professor Róger Albernaz de Araujo, que será seu coordenador adjunto. Há 20 anos na instituição de ensino e prestes a se aposentar, o novo coordenador acredita que a sua candidatura foi uma forma de contribuir, através de sua experiência docente e muito trabalho, para o crescimento do mestrado e da própria escola.

“Fiquei quatros anos afastado para fazer meu doutorado e recebi o apoio desta instituição. Por isso, acredito que chegou o momento de retribuir”, ressalta.

Entre as metas de sua gestão está o estreitamento das relações com outros programas de pós-graduação, inclusive internacionais, como forma de qualificar o próprio programa do câmpus Pelotas.

“Esse relacionamento se daria não só por meio de convites para bancas, mas também através de projetos de pesquisa elaborados em conjunto com professores de outros programas, como já fazemos com instituições da Argentina e Colômbia, por exemplo”, explica.

Para ele, apesar de novo, o mestrado profissional do câmpus Pelotas, o primeiro do IFSul – iniciou as atividades em 2012 – já goza de bastante credibilidade, principalmente na região. Prova disso é a elevada concorrência nos processos seletivos para ingresso no curso, que na primeira edição registrou mais de 600 candidatos inscritos.

Antes de assumir em definitivo, Goy participou de um processo de transição no comando do mestrado, no qual trabalhou em conjunto a professora Cristhianny Bento Barreiro. A docente, que já confirmou apoio à gestão, apontou a própria implantação do curso como o principal desafio enfrentado ao longo desses dois anos.

“O primeiro grande desafio foi instituir o primeiro curso de mestrado no IFSul, porque, até então, não tínhamos uma cultura forte de produção em pós-graduação, e isso leva tempo. Sem falar na elaboração de regimentos, emissão de diplomas, exames de proficiência, entre outros”, aponta.

Conforme Cristhianny, mesmo sem ter completado ainda o primeiro triênio de funcionamento, o programa de mestrado do câmpus Pelotas foi muito bem avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em diferentes quesitos, como estrutura física e estruturação, oferta e funcionamento de seminários e disciplinas.

Para atender plenamente às necessidades do mestrado, levando em conta as exigências estabelecidas pela Capes, o câmpus Pelotas reformou uma área já existente, de 309,27 metros quadrados, e investiu quase R$ 2 milhões em obras que contemplam este curso e outros setores da escola.

As novas instalações do mestrado contam com salas de aula, de pesquisa (para professores e alunos) e de informática, além de espaços para a secretaria e coordenação do curso. Paralelo à estrutura física, também houve investimentos na biblioteca, com a ampliação do acervo e assinaturas de novos periódicos.

Perfil – Natural de Rio Grande (RS), Goy é especialista em Arte e Educação e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em seu currículo, constam ainda um curso de especialização em Educação Midiática na Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (Flacso), da Argentina, e um doutorado em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo (RS).

No IFSul desde 1994, lecionou nos cursos técnicos em Comunicação Visual e Design de Móveis. Atualmente, ministra disciplinas nas especializações em Linguagens Verbais e Visuais e Suas Tecnologias e em Educação, no bacharelado em Design e no próprio mestrado profissional.

Crédito/foto: Alexandre Abreu

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções