Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Ministro ouve demandas de pescadores da Região Sul

Ministro ouve demandas de pescadores da Região Sul
06 novembro
18:39 2023

Há 15 anos, a comunidade não recebia a visita de um ministro da Pesca. André de Paula defendeu união e trabalho pela reconstrução da pesca da Lagoa dos Patos

O ministro da Pesca e da Aquicultura, André de Paula, esteve nos municípios de Pelotas e Rio Grande, nesta segunda-feira (6/11), para conhecer de perto a situação dos pescadores artesanais nas colônias Z-1 e Z-3. A convite do deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), do Fórum da Lagoa dos Patos e de entidades do setor pesqueiro, o ministro recebeu documentos com as demandas locais prioritárias, a maioria relacionada aos eventos climáticos que atingiram recentemente a região.

As principais reivindicações abrangem a extensão do período do seguro defeso por dois meses, um auxílio emergencial que garanta alternativa de renda às famílias enquanto não houver pesca no estuário da Lagoa dos Patos, cestas básicas e financiamentos facilitados para a compra de móveis e reconstrução de moradias nas áreas atingidas pelas enchentes. A comunidade da Ilha da Torotama também pediu providências para a contenção do avanço das águas nas beiradas de praia.

“A vinda do ministro mostra o compromisso do Governo Lula no atendimento às necessidades dos cerca de 3.500 pescadores e pescadoras artesanais dos principais municípios do estuário, impactados pelas enxurradas e vendavais nos últimos meses, e nosso mandato está atento no sentido de prestar todo o auxílio que for possível para a recuperação do que foi perdido pelas famílias”, afirmou Lindenmeyer. O ministro André de Paula ouviu os pedidos e assumiu a missão de buscar soluções para as principais demandas. “Tenho certeza de que, com união, trabalho e compromisso de todos os que estão aqui, vamos liderar essa reconstrução da pesca na Lagoa dos Patos”, disse. Na Ilha da Torotama, o ministro recebeu uma carta, escrita por estudantes, solicitando melhorias nas condições de vida e de trabalho para os pescadores e toda a comunidade.

O roteiro do ministro na região terminou com uma reunião com os pescadores da Lagoa dos Patos que lotaram o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), em Rio Grande.

Durante o dia, acompanharam as agendas o deputado federal Dionilso Marcon (PT-RS), o presidente da Trensurb, Fernando Marroni, a vereadora de Pelotas, Miriam Marroni, as vereadoras de Rio Grande Regininha e Professora Denise e o vereador de São José do Norte Luiz Gautério. Também participaram o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, o vice-prefeito de São José do Norte, Neromar Guimarães, e o primeiro suplente de deputado estadual pelo PT, Halley Lino de Souza, além das lideranças das comunidades pesqueiras de toda a região Sul.

 

Fotos: Lucas Leffa/Secom

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções