Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Missão comercial holandesa chega ao RS para tratar de oportunidades no setor portuário e energias renováveis

Missão comercial holandesa chega ao RS para tratar de oportunidades no setor portuário e energias renováveis
27 fevereiro
19:04 2024

A agenda ocorrerá em Pelotas e Rio Grande, com visitas ao complexo portuário e encontros sobre oportunidades de cooperações comerciais

O Rio Grande do Sul receberá uma delegação comercial de empresários, composta por lideranças empresariais, políticas e diplomáticas do Reino dos Países Baixos, nos dias 3 e 4 de março. O grupo holandês participará de encontros de negócios e de cooperação, em especial nas áreas de portos e energias renováveis.

A agenda política e comercial ocorrerá em Pelotas e Rio Grande, onde visitarão o complexo portuário e terão encontros para tratar de oportunidades de cooperações comerciais. A comitiva holandesa se reunirá com empresas instaladas no Estado, a Portos RS, o Governo do Estado e as prefeituras das duas cidades que receberão o grupo, além de Porto Alegre.

A missão holandesa, que chega ao Estado neste domingo (dia 3), é composta por 23 participantes. São representantes de 11 empresas; a vice-embaixadora dos Países Baixos, Afke Mulder; o vice-prefeito da cidade de Rotterdam, Robert Simons; o coordenador do Programa ICEP (Parceria Internacional de Energia Limpa), Edu Willemse; a gerente de Negócios Trade na Rotterdam Partners, Eva Verschoor; o chefe do escritório holandês de negócios na região Sul do Brasil (NBSO Porto Alegre), Caspar van Rijnbach; o diretor do Porto de Rotterdam, René van der Plas; e o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Associação dos Fornecedores da Indústria Offshore (IRO), Tjerk Suurenbroek.

As empresas holandesas que estarão no RS: Damen Shipyards, Nestra BV, Fugro, Vopak, LG Sonic, Buus Mobility, Stinis Holland BV, Vopak, IRO, PoR e Witteveen+Bos.

Essa iniciativa integra o Green Ports Partnership (GPP), acordo de portos verdes assinado em 2023 pelos governos do Brasil e do Reino dos Países Baixos. O GPP tem como objetivo promover o crescimento econômico por meio do desenvolvimento de portos sustentáveis e energias renováveis. A Portos RS, que faz parte do programa, juntamente com os Portos de Pecém (Ceará) e Paranaguá (Paraná), é o principal parceiro nessa agenda da comitiva no Rio Grande do Sul.

O programa GPP recebeu a adesão do Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil, no último dia 22, cuja declaração conjunta será assinada no dia 5 de março, na abertura da Intermodal, feira internacional de logística que ocorrerá em São Paulo, juntamente com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

AGENDA MISSÃO HOLANDESA

Dia 3 – PELOTAS

Local: Charqueada Boa Vista (Estr. da Granja, 1352 – Areal, Pelotas)

18h

–  Encontros institucionais e reunião de trabalho.

Dia 4 – RIO GRANDE

Local: Portos RS (Avenida Almirante Maximiano da Fonseca, 201 – 4ª Seção da Barra – Rio Grande).

9h

–   Portos RS apresenta o Programa Estratégico de Desenvolvimento do Porto de Rio Grande, Porto de Pelotas e Porto Alegre – curto e longo prazo (arrendamento de terminais, infraestrutura, dragagem, acessos rodoviários e ferroviários, gestão e oportunidades de treinamento).

10h às 16h

–   Reuniões de negócios entre empresas nos seguintes setores: Oportunidades hidroviárias, Terminal de contêineres, Energia renovável, Hidrogênio verde, Biofertilizantes, Terminal químico, Distritos industriais (Rio Grande e Porto Alegre), Urbanismo das cidades portuárias (orlas marítimas de Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre – caso “Cais Embarcadero”), Oportunidades tecnológicas (IA, digitalização, inovação), Formação e qualificação profissional (Universidade Federal do Rio Grande).

–   Reuniões entre lideranças políticas holandesas e gaúchas.

–   Visita ao Complexo Portuário de Rio Grande.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções