Diário da Manhã

quarta, 17 de julho de 2024

Notícias

Moradores da Z-3 protestam na Câmara e prefeitura começa a agir

Moradores da Z-3 protestam na Câmara e prefeitura começa a agir
19 junho
08:08 2024

Representantes apelam por serviços públicos que foram interrompidos. Prefeitura anuncia transporte coletivo provisório

Lideranças representando os moradores da Colônia Z-3 estiveram na Câmara de Vereadores na manhã da terça-feira (18) para reivindicar maior atenção do Poder Público.

A principal queixa dos moradores é quanto ao transporte coletivo, que está inoperante ou bastante precário naquela região de Pelotas.

A sessão ordinária da Câmara foi interrompida e reaberta para a manifestação dos representantes da Colônia Z-3, expondo as dificuldades que os moradores da Z-3 estão enfrentando nos últimos tempos, até mesmo antes das enchentes de maio.

Durante a crise, não bastasse a inundação dos lares, os pescadores sofreram com a falta de energia elétrica, fazendo com que todo o produto armazenado fosse perdido.

Usando a tribuna e falando pelos moradores da Z-3, o pescador Alexsander Braga Carvalhal, disse sentir-se humilhado em precisar vier até a Câmara reivindicar direitos sonegados. “A gente tá isolado na Z-3 desde o início. Eu não vim aqui cobrar vocês, eu vim pedir ajuda de todos vocês, porque a gente quer o mínimo para a Z-3, a gente quer um ônibus”, apelou Alexsander.

Ele contestou a interrupção da linha com a alegação de falta de condições na estrada. “Tá passando moto, passando caminhão, passa tudo… é um absurdo o que a gente está vivendo”, apontou. O pescador informou que está usando o seu barco particular para fazer a baldeação dos moradores que estão sem o transporte. “Isso é obrigação do município, não minha”, disse Alexsander.

Outra reclamação é quanto ao recolhimento do lixo e entulhos que não está sendo feito.

Ônibus escolar transporta passageiros da Z3 a partir desta quarta-feira

A partir desta quarta-feira (19), usuários do transporte coletivo da Colônia de Pescadores Z3 terão o serviço garantido, prestado por um ônibus escolar. A Prefeitura e o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas vão adotar a medida, temporária e provisoriamente, até que a avenida Rubens Machado Souto, da orla da Lagoa do Patos, itinerário dos coletivos, esteja revitalizada para a volta das operações normais.

“Alguns horários da linha Balneário dos Prazeres serão utilizados para compor o ajuste do transporte coletivo da Z3. O percurso dos usuários da linha da Colônia de Pescadores será da praça Aratiba à Z3 e vice-versa. O ônibus será da frota da Secretaria de Educação e Desporto [Smed], que o cedeu para atender à demanda emergencial. O motorista e toda a operação estarão sob responsabilidade do Consórcio”, informa o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.

No trecho entre Z3/Balneário dos Prazeres e Balneário dos Prazeres/Z3, o deslocamento é gratuito.

O ônibus será da frota escolar por ser um veículo mais robusto, com rodas maiores e pneus mais preparados para rodar pelo pavimento da estrada, que se apresenta úmido e arenoso. O micro-ônibus do Consórcio, que servia a essa linha, é mais frágil para percorrer o leito que passa por recuperação.

Confira os horários

* Saída da Z3/praça Aratiba

7h, 9h, 13h30min, 17h30min e 19h30min

*Saída praça Aratiba/Z3

8h, 12h30min, 16h30min e 18h30min

Nesta quarta-feira, não serão disponibilizados os primeiros horários da manhã. A partir de quinta-feira (20), valerão integralmente os horários informados acima. Para usuários com destino Balneário dos Prazeres/Centro ou Centro Balneário dos Prazeres, as tabelas de horários estão disponíveis no portalprati.com.br.

PELOTAS – RS ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS

-Inscrições somente pela internet. Clique no LINK ABAIXO e cadastre-se

https://forms.gle/Tx9VxPGTPs723RSo7

Sobre o autor

Hélio Freitag Júnior

Hélio Freitag Júnior

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções