Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Moradores do Laranjal criam grupo para defender a praia

Moradores do Laranjal criam grupo para defender a praia
29 março
09:00 2017

Audiência pública quer a presença da prefeita e vereadores

Sem conseguir que as sucessivas administrações solucionem os problemas já considerados históricos, moradores do Laranjal criaram um grupo no Facebook – SOS Laranjal – para cobrar providências do Poder Público e dos vereadores visando resolver as principais questões. Fernanda Cavalheiro Martins, uma das coordenadoras do grupo, se mostra indignada com a situação do Laranjal. Segundo afirma, “a praia caiu no esquecimento das autoridades. Serviços e obras têm sido direcionados para áreas mais privilegiadas que ficam no entorno da lagoa, e para agradar os turistas”.

No sábado, 25/03, mais de 100 pessoas se reuniram no Laranjal Praia Clube, a convite do grupo, para debater a forma de atuação. A prefeita Paula Mascarenhas, secretários e parlamentares foram convidados. Estavam presentes os vereadores Marcus Cunha (PDT), Fernanda Miranda (PSOL) e Daniel Trzeciak (PSDB).

Ao final da reunião, Marcus Cunha sugeriu, e foi aprovada, a realização de audiência pública, ainda em abril, com a renovação de convites às autoridades. “A previsão de arrecadação do IPTU para 2017 é de R$ 14 milhões. Em 2016, foi de quase R$ 7 milhões. Onde esses recursos foram empregados?”,questionou o vereador.

Ele também se pronunciou a respeito das denúncias apresentadas na reunião. “Ouvimos denúncias graves”, afirmou o vereador. “Fiquei chocado ao saber que os dejetos dos banheiros químicos são jogados, in natura, nos canais (valas) localizados na Avenida Espírito Santo. Onde está a fiscalização da Prefeitura?”, indagou.

Cunha também se referiu à falta de uma escola de educação infantil, num bairro com mais de 12 mil moradores. “Ou as mães não trabalham, ou têm que pagar alguém para cuidar de seus filhos. Ou, então, trazê-los de ônibus, todos os dias, para o centro da cidade”.

Citou também a falta de ônibus que contemple os moradores do Pontal da Barra, que precisam caminhar mais de quatro quilômetros até o Valverde para se locomover a outras áreas do Laranjal ou da cidade.

A prefeita Paula Mascarenhas, secretários e parlamentares foram convidados. Estavam presentes os vereadores Marcus Cunha (PDT), Fernanda Miranda (PSOL) e Daniel Trzeciak (PSDB).

A prefeita Paula Mascarenhas, secretários e parlamentares foram convidados. Estavam presentes os vereadores Marcus Cunha (PDT), Fernanda Miranda (PSOL) e Daniel Trzeciak (PSDB).

Documento – Entre os principais problemas enfrentados pela população dos balneários e demais localidades que fazem parte do Bairro Praia do Laranjal, apresentados em documento na reunião,estão: esgotos a céu aberto que provocam alagamentos, que por sua vez, têm ocasionado intensa proliferação de moscas e mosquitos com grande aumento de casos de bicheiras nos animais domésticos.

Patrolamento nas ruas internas considerado mal feito. Segundo Fernanda Martins, em vez da colocação de saibro, a Prefeitura tem colocado pedaços de pedras nos buracos formados pela chuva, que dificultam o trânsito de veículos e não absorvem a água.

“Em determinadas áreas, como o Novo Valverde, não existe uma rua transitável, com inúmeras crateras uma ao lado da outra. Não existe mão ou contramão, pois os motoristas, para fugirem dos buracos invadem a mão contrária, sobem nas supostas calçadas e ainda dividem esse espaço com animais de grande porte que andam livres nas ruas”, assinala o documento.

Outro tema que causa indignação entre os moradores são os terrenos vazios. Nesses locais que se espalham por toda a praia, o mato serve de esconderijo para criminosos e animais nocivos. “Se a obrigação é do proprietário de manter limpo e cercado, a Prefeitura tem que fiscalizar”, afirmam os moradores.

A Unidade Básica de Saúde não tem médico, nem material para atendimento aos pacientes e nem ambulância para remoção urgente de pacientes. Além da constante falta de água nos verões, os moradores convivem em muitos dias com a água suja que sai das torneiras.

A falta de iluminação nas ruas, os matagais e a falta de policiamento foram problemas levantados pelos moradores, bem como a poluição da Lagoa.

Fernanda Martins lembra que nem mesmo o fumacê, que serve para eliminar mosquitos, foi utilizado este ano. “A proliferação dos mosquitos tem sido intensa. As pessoas precisam se encerrar em casa antes que anoiteça”, explica.

Ao final, os moradores pediram que a Prefeitura informe quanto foi investido no Laranjal pela administração anterior, e quais são os projetos que a atual gestão tem confirmados a serem realizados no bairro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções