Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Morango: A Colônia em festa

Morango: A Colônia em festa
13 novembro
08:36 2017

A primeira edição da Festa Municipal do Morango começou neste sábado (11) e seguiu até domingo (12), em Monte Bonito. O evento marca o encerramento da feira do morango, que durante sete dias teve uma banca fixa no Largo do Mercado Central e um ônibus que circulou em um bairro por dia para comercializar a fruta em toda a cidade. O vice-prefeito Idemar Barz enfatizou a importância da festa para a economia local e para o turismo rural. Disse que a Prefeitura está se preparando para a segunda edição em 2018. Barz tocou gaita e cantou ao lado do cantor nativista Alemão Preto, uma das atrações da programação.

O vice-prefeito Idemar Barz enfatizou a importância da festa para a economia local e para o turismo rural.

O vice-prefeito Idemar Barz enfatizou a importância da festa para a economia local e para o turismo rural.

A 1ª Festa do Morango, com diversas atrações além da fruta, realiza-se na Comunidade do Redentor, na Estrada da Gama, Monte Bonito, 9º distrito de Pelotas. Lá, os visitantes encontram morangos in natura, doces, tortas, artesanatos, e shows musicais para interação dos participantes na pista de dança.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, esta é uma oportunidade, além de se pagar um preço justo, para a população conversar com os agricultores e saber de onde vêm os alimentos e quem os produz. Ele acredita que o papel da Prefeitura e das instituições parceiras é encontrar maneiras de remunerar melhor o produtor como forma de valorizá-lo, especialmente os mais jovens, para que permaneçam na atividade.

“Essa é das profissões mais importantes; sem a produção de alimentos não há vida”, concluiu.

O engenheiro agrônomo da Emater, Rodrigo Prestes, explica que quase 40, dos 105 produtores de morango de Pelotas, já mudaram o sistema de produção do convencional, no solo, para o semi-hidropônico, que utiliza estufas e substratos em cima de estruturas que facilitam o trabalho do agricultor. O método reduz a dor nas costas, porque não é preciso trabalhar agachado, e o uso de agrotóxicos, além de viabilizar a produção durante o ano todo.      O evento é promovido pela Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com patrocínio do Sicredi e apoio da Emater, Embrapa, ACHP (Ceasa) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções