Morre o jornalista e radialista José Maria Marques da Cunha
Velório ocorrerá nesta sexta-feira (26) na Capela 1 do Cemitério Ecumêmico São Francisco de Paula
A cidade amanheceu consternada com a notícia do falecimento do ex-diretor geral da Rádio Universidade, professor José Maria Marques da Cunha. O velório ocorrerá nesta sexta-feira (26), das 8h às 17h, na Capela 1 do Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula.
Cunha não resistiu às complicações de uma cirurgia na aorta abdominal, realizada na quarta-feira (24) e faleceu no hospital, por volta das 6h desta quinta-feira, aos 84 anos de idade.
Muito conhecido e relacionado, Cunha esteve ligado à Rádio Universidade (RU) desde a sua fundação, em 1967. Permaneceu no comando da rádio até o ano de 2013. Foi idealizador do Festival Samba Jovem (ocorrido de 1969 a 1971), e também responsável pelo primeiro LP em vinil de Pelotas com composições de artistas locais. O famoso festival ainda foi responsável por divulgar os músicos Kleiton e Kledir.
Dentre algumas inovações que esteve à frente, consta a primeira transmissão internacional, em 1972, do Concurso Miss Universo, quando a pelotense Rejane Vieira da Costa concorreu ao título em Porto Rico. Depois disso, diversas reportagens internacionais foram realizadas, como eleições de papas e a queda do muro de Berlim.
Da mesma forma, tornou a RU uma das rádios pioneiras no Brasil ao transmitir sua programação pela internet. Também foi um grande incentivador do esporte amador e da cobertura dos acontecimentos locais. Incentivador da realização de eventos, levou a RU para cobrir diversas edições da Fenadoce e do carnaval pelotense. Ajudou a lançar o primeiro CD com os sambas-enredos das escolas de samba do município.
A pedido do ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Delfim Mendes Silveira, atuou para a criação da Rádio Federal FM, tornando-se o seu primeiro diretor. Também foi fundador da Rádio Bra-Pel. Sua dedicação ao rádio foi reconhecida pela sociedade pelotense que o homenageou com o título de Cidadão Emérito de Pelotas.
O professor Cunha deixa a esposa Circe; os filhos Myriam, Paulo, Marcus e Marta; os netos Natália, Manu, Luiza, Lucca e Matteo e os bisnetos Antônia e Amália.
A UCPel emitiu nota oficial onde lamentou profundamente o falecimento, e solidarizou-se com familiares e amigos neste momento de luto.