Diário da Manhã

domingo, 29 de dezembro de 2024

Notícias

MORRE O TREINADOR VALMIR LOURUZ

MORRE O TREINADOR VALMIR LOURUZ
29 abril
14:21 2015

Técnico campeão da Copa do Brasil, pelo Juventude, e que comandou o Xavante em 1985, também foi jogador do Pelotas no final dos anos 60 antes de se transferir para o Internacional.

O futebol gaúcho está em luto. Morreu ontem o técnico Valmir Louruz, campeão da Copa do Brasil de 1999 pelo Juventude, de Caxias do Sul. O treinador de 71 anos sofreu um mal súbito em Porto Alegre, chegou a ser levado para o Hospital Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu. Louruz foi jogador e passou pelo Inter no início da década de 1970. Como treinador, trabalhou em mais de 20 clubes do Brasil e do exterior.

Louruz iniciou a carreira como atleta profissional em 1967, no Esporte Clube Pelotas, a convite do técnico Oswaldo Rolla. Era zagueiro. Da Boca do Lobo saiu para o Internacional, no final dos anos 60. Como jogador, também teve passagens por Palmeiras, CSA, Caxias, Inter e Juventude, clube pelo qual encerrou a carreira. Pelo Colorado, foi tricampeão gaúcho, entre 1969 e 1971.

Foi como treinador, porém, que Louruz alcançou seu maior êxito no futebol, ao conquistar a Copa do Brasil de 1999, pelo Juventude, único clube gaúcho à exceção da dupla Gre-Nal a sagrar-se campeão de uma competição nacional. Na final, o Ju bateu o Botafogo no Alfredo Jaconi por 2 a 1, no jogo de ida, e levantou a taça diante de um Maracanã lotado, após empate em 0 a 0.

NA BAIXADA

Outra das façanhas de Louruz como treinador foi levar o Grêmio Esportivo Brasil à terceira colocação do Campeonato Brasileiro de 1985. Em uma campanha histórica, o Xavante bateu o Flamengo de Zico, Adílio e Bebeto por 2 a 0 no Bento Freitas. Na semifinal, porém, teve de atuar no Estádio Olímpico e acabou eliminado pelo Bangu.

Em fevereiro deste ano, Louruz foi homenageado pelo Brasil antes do confronto com o Flamengo, pela primeira rodada da Copa do Brasil, diante de um Bento Freitas lotado. O Xavante acabou eliminado após perder por 2 a 1 em casa, e por 2 a 0 no Maracanã.

Em mais de 30 anos como treinador, Louruz comandou ainda clubes como Inter, CSA, Náutico, Vitória, Santa Cruz e Figueirense. Em 1997 e 2007, teve passagens rápida pelo Esporte Clube Pelotas. Também esteve a frente de equipes do exterior, como o Jubilo Iatawa, do Japão, e o Al-Ahli, da Arábia saudita. No comando do CSA, em 1981, Louruz foi o responsável por dar a primeira oportunidade a Luiz Felipe Scolari, então seu zagueiro no clube alagoano, como treinador. Ao adoecer, o comandante cedeu sua vaga a Felipão, que assumiu, assim, seu primeiro trabalho como técnico de futebol.

Valmir Louruz esteve no jogo contra o Flamengo recentemente em Pelotas recebendo homenagem. Na foto junto com o atacante Bira

Valmir Louruz esteve no jogo contra o Flamengo no Bento Freitas recebendo homenagem. Na foto junto com o atacante Bira

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções