Morro Redondo na rota da observação de aves
Município já registrou mais de 100 espécies pelas lentes de observadores
Os pássaros estão por toda parte, habitam desde as áreas florestais mais remotas até os grandes centros urbanos. No Brasil há uma diversidade de espécies que podem ser encontradas cerca de 1900 em todo país, conforme WikiAves, um site de conteúdo interativo, direcionado aos observadores de aves, que reúne imagens, sons, informações em texto e mapas de ocorrência das espécies brasileiras.
O próximo final de semana será de muita plateia para as aves que habitam o Morro Redondo. O sitio Flor & Osório, localizado na Colônia Santo Amor, receberá um grupo de praticantes de Birwatching, para um final de semana de imersão à observação.
Tucano-de-bico-verde – Fotos: Gustavo Gomes
Através de oficinas, os observadores iniciantes ou mais experientes poderão deleitar-se com algumas das 209 especies já registradas no Município, conforme relata Gustavo Gomes, proprietário do Sitio. “Aqui no Flor & Osoria já registramos 154 especies, entre essas 52 visitam os comedouros em maior frequências”.
A prática também pode ser conhecida pelo termo popular ”passarinhando”, aonde os praticantes além de conhecer um pouco mais a rotina natural dos pássaros, em seu habitat.
Segundo Gomes, as espécies mais desejadas pelos visitantes são o sanhaçu-papa-laranja, saíra-preciosa (foto em destaque), tico-tico-rei, quete-do-sul, aracuã-escamoso, beija-flor-de-topete-azul, estrelinha-aetista, tapaculo-ferreirinho, bico-duro, tucanuçu, tucano-de-bico-verde, todas esses visitantes frequentes dos comedouros do Sitio.
Birwatching Brasil
Segundo informações do Birwatching Brasil, há 10 anos, o número de observadores de aves, ou birdwatchers, não passava de 2000 no Brasil. Esse número subiu para 35.000 com potencial para chegar aos 100.000 birdwatchers nos próximos três anos.
E com este objetivo de ampliar o número de observadores e pessoas conectadas com a natureza de forma respeitosa, é que desde 2019, o Aves do Sul organiza oficinas para iniciantes na observação de aves. Dessa vez, o evento acontece em parceria do Sítio Flor & Osória, do Morro Redondo aonde a idéia é que os participantes aprenderam em grupo sobre a observação de aves.