Diário da Manhã

sábado, 11 de maio de 2024

Notícias

Mostra de robótica desafia criatividade e raciocínio dos participantes

20 agosto
15:17 2014

robóticaOs apaixonados por tecnologia já têm programa garantido para esta semana. Na quinta (21) e sexta-feira (22), o IFSul-câmpus Pelotas promove a 3ª Mostra de Robótica, Ciência e Tecnologia (Mostrarob), evento organizado pelo Laboratório 14 do curso técnico em eletrônica. Nesta edição, que acontece no ginásio da escola, novidades foram preparadas para as duas competições envolvendo robôs e devem exigir ainda mais raciocínio e criatividade dos participantes.

Na modalidade Seguidor de Linha, as pistas que antes eram demarcadas à mão, agora foram impressas em um banner de lona, medindo 1,5 metros x 2,0 metros. Conforme os organizadores, isso possibilitará que, durante o desafio, sejam criadas diferentes rotas a serem percorridas pelos robôs.

Já na modalidade Sensor de Obstáculos, o número de sensores utilizados nos robôs foi limitado a apenas três. A mudança nas regras vai fazer com que os competidores tenham que explorar ainda mais a criatividade, tanto na parte de programação como em questões relacionadas à mecânica e circuitos dos protótipos.

“Tudo foi pensado para dificultar ainda mais os desafios. Além disso, as regras desse ano determinam que os robôs devam ser construídos pelos próprios participantes, e não comprados”, ressalta o professor e um dos organizadores do evento, Rafael Galli (foto).

Ao todo, 30 robôs participarão das duas provas. Os três primeiros colocados receberão medalhas e certificados, e o troféu será dado ao campeão de cada modalidade. A cerimônia de premiação acontece na sexta-feira (22), às 19h, no auditório da escola.

Para a próxima Mostrarob, pelo menos duas novas competições estão sendo planejadas. A primeira é uma luta de sumô entre robôs, atração que pode ser realizada em parceria com o IFSul-câmpus Camaquã. A outra seria uma das etapas de um rally de robótica, com a participação de todas as escolas do instituto federal.

Mostra de Ciência e Tecnologia

Pela primeira vez inserida na Mostrarob, a Mostra de Ciência e Tecnologia contará com 14 estandes, onde alunos de diferentes câmpus do IFSul terão a oportunidade de exibir projetos desenvolvidos em várias áreas, como eletrônica, elétrica, mecânica, ciência da computação e robótica.

Representantes do instituto federal e de outras instituições ficarão responsáveis por avaliar os trabalhos. Ao final da mostra, serão divulgados os três primeiros colocados, que receberão medalhas e certificados. O primeiro lugar ainda leva para casa um troféu.

Independentemente do resultado final, ocorrerá uma outra avaliação, que apontará o projeto credenciado para Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), prevista para final de outubro, em Novo Hamburgo (RS).

Em 2015, os organizadores pensam em ampliar o número de campos do conhecimento envolvidos na mostra. Para isso, logo após a edição deste ano, anunciaram que haverá um trabalho de sensibilização com foco nos demais câmpus do IFSul, na tentativa de trazer para a exposição projetos de áreas como química, agropecuária e automação, por exemplo.

Foto/Crédito: Alexandre Abreu

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções