Diário da Manhã

sábado, 04 de maio de 2024

Notícias

MOSTRA: O cinema da Joaquim Assumpção

19 novembro
17:33 2014

Alunos da escola municipal apresentam neste sábado curtas produzidos a partir de obra de Monteiro Lobado.

PROFESSORA Marion Dariz coordena os trabalhos dos alunos das séries finais do ensino fundamental FOTO:  Alisson Assumpção/DM

PROFESSORA Marion Dariz coordena os trabalhos dos alunos das séries finais do ensino fundamental
FOTO: Alisson Assumpção/DM

O objetivo inicial: incentivar a leitura e interpretação, que acabam estimulando a escrita. E assim nasceu a Mostra de Cinema da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Joaquim Assumpção, que neste sábado a partir das 8h30min apresenta a mostra da produção dos trabalhos da 6ª edição. A etapa inicial dos trabalhos ocorreu na metade do segundo trimestre deste ano.

A mostra consiste na apresentação dos vídeos – curtas-metragem – de alunos de duas 8ª séries, cerca de 40 alunos, divididos em dez grupos de quatro integrantes. Assim, no total, serão dez trabalhos em exposição ao público e julgamento pelos jurados. Toda a obra fica a cargo dos alunos, que se utilizam de “ferramentas” tipo celulares ou pequenas câmeras. A avaliação pelos jurados engloba roteiro, figurino, edição, produção etc. A coordenação e supervisão dos trabalhos é da professora de Português e Literatura, Marion Rodrigues Dariz, criadora e entusiasta da ideia.

“É gratificante ver o interesse dos alunos pela proposta, assim como pelo resultado dos trabalhos de cada grupo”, resume a professora, lembrando que há premiação aos vencedores.

A EXEMPLO das edições anteriores, evento atrai público interno e externo

A EXEMPLO das edições anteriores, evento atrai público interno e externo

Na edição deste ano, os alunos trabalharam temas da obra Urupês, de Monteiro Lobato. Cada grupo trabalhou com um dos contos que compõem a obra, para desenvolver o curta.

Durante a mostra, neste sábado, os trabalhos serão julgados por comissão formada por alunos dos cursos de Cinema, Artes Visuais, Teatro, Literatura e Português. Eles avaliarão e premiarão as melhores produções, atores e atrizes, todos alunos, figurino, roteiro e tudo o que envolve a produção dos trabalhos. Haverá também escolha da melhor obra pelo voto popular.

A mostra deverá reunir público expressivo dentre alunos e familiares. Esses últimos participam como incentivadores em todas as fases da produção dos trabalhos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções