Diário da Manhã

quarta, 06 de novembro de 2024

Notícias

Movimento SOS Agro divulga carta após audiência pública em Brasília

Movimento SOS Agro divulga carta após audiência pública em Brasília
06 novembro
14:37 2024

Passada a catástrofe climática, ainda faltam garantias efetivas para renegociar as dívidas e acessar as linhas de crédito junto às instituições financeiras

O Movimento SOS Agro divulgou uma carta apresentando as principais demandas dos produtores rurais do Rio Grande do Sul. O documento foi elaborado após a audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura e Pecuária, em conjunto com a Comissão Mista das Enchentes, na Câmara dos Deputados.

A proposição do encontro foi dos deputados federais Afonso Hamm e Marcel van Hatten junto com o Movimento SOS Agro.

Hamm lamenta que mesmo com toda a situação crítica que o setor do Agro enfrenta no Rio Grande do Sul, após seis meses, ainda faltam garantias efetivas para renegociar as dívidas e acessar as linhas de crédito junto às instituições financeiras.

Entre as demandas apontadas na audiência e elencadas no documento está a solicitação de um relatório informando os valores disponibilizados até o momento pela linha BNDES e quais são os beneficiários e uma auditoria sobre aplicabilidade dos recursos.

Também foram pautadas a redução do Spred do BNDES, que hoje cobra 1,5% para somente repassar o dinheiro disponibilizado na linha da instituição financeira e a flexibilização das garantias exigidas para o produtor acessar as linhas de crédito.

O aporte imediato de mais R$ 10 bilhões para capital de giro para os produtores rurais foi uma das principais solicitações enfatizadas pelos participantes que também querem apresentar o pedido, com brevidade, ao  ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções