MPT realiza seminário sobre trabalho infantil na Região Sul do Estado

Evento capacitou mais de 150 pessoas de 33 municípios da região
O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), em parceria com a Associação OTROPORTO e a ONG Transformação, realizou, nesta terça-feira (8/4), o I Seminário Intermunicipal de Combate ao Trabalho Infantil da Zona Sul do Rio Grande do Sul. O objetivo é fortalecer as redes de proteção à criança e ao adolescente dos municípios da região de abrangência da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Pelotas.
O evento, que ocorreu no auditório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), foi idealizado pelo MPT, que reverteu valores de indenizações coletivas para a construção do evento, e a gestão executiva ficou a cargo da OTROPORTO. Mais de 150 profissionais participaram.
O procurador do Trabalho Lucas Santos Fernandes enfatizou que a iniciativa visa fornecer ferramentas adequadas aos gestores e conselheiros tutelares, garantindo capacitação, recursos e estratégias aptas ao efetivo combate ao trabalho infantil. Estas ações serão acompanhadas pelo MPT. Entre os resultados de longo prazo, estão a realização de ações coordenadas, o monitoramento contínuo e compromisso coletivo entre poder público, sociedade civil e instituições a fim de promover a proteção à infância.
Ao longo da tarde, os participantes tiveram uma série de palestras com especialistas que atuam na área de erradicação do trabalho infantil no norte do país. As painelistas foram Rosilene Maria Duarte Andrade, assistente social, articuladora do Selo UNICEF, especialista em fortalecimento de conselhos e políticas públicas e Carise Pedroso, psicóloga social e facilitadora.
Os painéis abordaram a legislação sobre o tema, impactos do trabalho infantil, políticas públicas, assistência social, articulação intersetorial e construção de fluxos de atendimento. Os presentes receberam também apostila com diretrizes da atuação do MPT e exemplares da série MPT em Quadrinhos sobre o tema.
No encerramento, se apresentou o coral infanto-juvenil Guviju/UFPel, projeto de extensão vinculado ao curso de música da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). O projeto tem como objetivo proporcionar a iniciação à música para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos de diferentes bairros de Pelotas.