Município apresenta projeto de ações no Laranjal para Asclar
Associação comunitária do bairro esteve no Paço Municipal e conheceu a iniciativa já cadastrada junto ao Governo Federal. Ações visam fortalecer medidas de contenção e garantir a segurança no enfrentamento de crises climáticas
A fim de debater as intervenções realizadas no Laranjal e as estratégias e investimentos a longo prazo para a comunidade, a prefeita Paula Mascarenhas recebeu, no fim da tarde desta quinta-feira (13), o grupo de diretores da Associação Comunitária do Laranjal (Asclar). Na ocasião, a entidade apresentou as demandas do bairro, que teve os problemas intensificados em função das enchentes. Com a participação da diretora-presidente do Sanep, Claudelaine Coelho, foi apresentado o projeto desenvolvido pelo corpo técnico da autarquia, que prevê uma série de intervenções de segurança e de enfrentamento de novas crises climáticas.
Já cadastrado no Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC), junto ao governo federal, o projeto desenvolvido pelo Sanep contempla uma série de ações no Laranjal, passando pelo fortalecimento de Casas de Bombas, aprofundamento dos principais canais de macrodrenagem do bairro, essenciais para o escoamento das águas, e reparo e requalificação dos barramentos de contenção. Inicialmente orçado em R$16 milhões, o projeto foi readequado considerando os impactos causados pelas enchentes, ampliando ainda mais as intervenções e passando para o orçamento de R$26 milhões, recursos que devem ser angariados junto aos governos Estadual e Federal.
Paula lembrou as contribuições do governo na melhoria da infraestrutura do bairro ao longo dos últimos anos e destacou o foco das equipes, neste momento, nos trabalhos de recuperação e prevenção de possíveis novas enchentes.
“Na história recente, nosso governo foi o que mais investiu na estrutura do Laranjal. Fizemos a requalificação da orla, iluminação em led, investimento nas redes de água e redes de esgoto, qualificação da estação de tratamento de água, enfim foram diversos investimentos, o que não quer dizer que esteja tudo maravilhoso, sabemos que ainda está longe de estar perfeito. Vamos seguir com os investimentos focando na recuperação das ruas e no acompanhamento do processo de retirada de entulhos, sobretudo investindo na proteção para o enfrentamento de futuras cheias”, destacou a chefe do Executivo.
Entre as principais intervenções do projeto apresentado está a ampliação da Casa de Bombas Pontal, que com o incremento operacional deve ampliar em cinco vezes a atual capacidade de vazão. Também fazem parte das ações previstas, o aprofundamento do canal da avenida Espírito Santo, que passará a ser um canal de concreto armado – a fim de dar estabilidade e a profundidade necessária –, bem como a construção de um novo dique a partir da casa de bombas da rua Nova Prata até o trecho de encontro da rua Arthur Augusto Assumpção.
Quanto às medidas de contenção das águas da Lagoa dos Patos, no que refere-se à orla da praia, o Município ainda estuda as melhores estratégias que conciliam a segurança e também a preservação da paisagem, mantendo o diálogo aberto e transparente junto dos técnicos e também da comunidade local.
Também estiveram presentes os secretários de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Lúcia Amaro, e a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum.
Foto: Michel Corvello