Diário da Manhã

terça, 05 de novembro de 2024

Notícias

Município tem 25 equinos para doação

Município tem 25 equinos para doação
04 novembro
14:13 2024

Hospedaria de Grandes Animais disponibiliza 17 fêmeas e oito machos para futuros proprietários

Estão disponíveis para doação, na Hospedaria de Grandes Animais da Prefeitura, 25 cinco equinos – 17 fêmeas e oito machos. O espaço é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Trata-se de cavalos e éguas recolhidos por andarem soltos em vias públicas, não resgatados no prazo pelos proprietários e, do total, três são remanescentes da crise climática de maio, que se encontravam alojados na Associação Rural de Pelotas (ARP).

De acordo com orientações da Hospedaria, interessados só receberão o equino escolhido mediante apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA), expedida pela Inspetoria Veterinária, órgão da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do governo do Estado.

A Guia é obtida pelo interessado já cadastrado na Inspetoria, com a inclusão do novo animal. Quem não tiver cadastro poderá fazê-lo na hora com facilidade.

Orientações ao interessado na adoção

  1. O interessado na adoção de um equino deve ir à Hospedaria – BR-392, Km 71, Fragata – para escolher o animal de sua preferência. Telefone: (53) 3271.9244.
  2. Profissional da Hospedaria fará a coleta de sangue do animal escolhido, para exame de anemia infecciosa equina. O material é entregue ao interessado, para que providencie o exame em laboratório de sua preferência.
  3. O futuro tutor do animal deve ir à Inspetoria Veterinária, à rua Barão de Santa Tecla, 469, com o Termo de Transferência de Guarda, concedido pela Hospedaria, e o resultado do exame de sangue negativo para anemia infecciosa equina, para se cadastrar, caso ainda não seja cadastrado.
  4. Na Inspetoria Veterinária, com cadastro feito na hora, se o interessado ainda não o tiver, deve ser solicitada a GTA.
  5. O interessado não precisa ter Talão de Produtor, mas necessita local apropriado (campo, terras) para permanência futura do animal.
  6. Com a GTA em mãos, o interessado deve retornar à Hospedaria para receber o animal doado.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções