Diário da Manhã

Notícias

Mutirão do Dia E no Hospital Escola estima realizar 254 atendimentos especializados

Mutirão do Dia E no Hospital Escola estima realizar 254 atendimentos especializados
12 setembro
13:26 2025

Ação integra mobilização nacional da Rede Ebserh para reduzir o tempo de espera nas filas do SUS

Neste sábado, dia 13 de setembro, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai promover um mutirão com a estimativa de 234 atendimentos especializados, 20 procedimentos cirúrgicos e 75 pacientes para coleta de exames laboratoriais, a partir das 7 horas. A iniciativa faz parte do “Dia E – Ebserh em Ação”, em parceria com o programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS), e ocorrerá simultaneamente nos 45 hospitais da Rede Ebserh.

A ação vai mobilizar 69 trabalhadores (além da escala habitual) e ofertar atendimentos nas seguintes especialidades: Mamografia, Tomografia, Raio X, Ecografia mamária, Colonoscopia, Ecocardiograma, Espirometria, consultas odontológicas, procedimentos dermatológicos ambulatoriais e procedimentos cirúrgicos: videocolecistectomia e colocação de Port-a-cath.

Os atendimentos ocorrem no Hospital Escola, na Faculdade de Medicina e no Ambulatório Central no prédio da antiga Laneira. O mutirão será realizado com a convocação de pacientes que estão aguardando nas filas da regulação.

Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o Dia E demonstra o potencial da Rede Ebserh, destacando a parceria com o Ministério da Educação e Ministério da Saúde. “Com a oferta de mais exames, consultas, cirurgias e outros procedimentos, vamos continuar avançando para reduzir o tempo de espera por atendimentos pelo SUS. É mais saúde gratuita de qualidade para a população brasileira, ao mesmo tempo em que oferecemos um importante campo de prática para a formação e especialização para o corpo acadêmico dos hospitais universitários”, afirmou Chioro.

A Gerente de Atenção à Saúde, Gabriela Klein Couto, reforça que “como hospital universitário 100% SUS, temos a responsabilidade social de articular assistência de qualidade, ensino e pesquisa. O mutirão do Dia E mobiliza nossos profissionais para dar resposta às demandas da população de Pelotas e região, reduzindo filas e garantindo acesso a procedimentos especializados. Ao mesmo tempo, fortalecemos a formação dos futuros profissionais de saúde, que vivenciam na prática o compromisso com o cuidado integral e humanizado. Essa é a missão do Hospital Escola: cuidar com conhecimento e ensinar com responsabilidade social”.

Dia E contribuindo para o fortalecimento do SUS

O Dia E contribui para a redução das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) em consultas, exames e cirurgias nas diversas especialidades da saúde. Este mutirão nacional tem a previsão de alcançar mais de 29 mil atendimentos nos 45 Hospitais da Ebserh, número maior que o dobro da primeira edição de 2025, realizada em 5 de julho, quando foram registrados 12.464 procedimentos em todo o país.  No HE-UFPel, o mutirão anterior beneficiou 260 pacientes.

Agora, em setembro, a mobilização também tem uma comemoração especial e simbólica para a saúde pública: o mutirão acontece no mês em que SUS completa 35 anos. O Projeto Dia E, neste formato em rede, iniciou em 14 de dezembro de 2024 e uma próxima edição está sendo programada para dezembro de 2025, totalizando três mutirões nacionais neste ano.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções