Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Mutirão Pelotas Contra a Dengue

Mutirão Pelotas Contra a Dengue
16 fevereiro
19:29 2024

Programa Bota-Fora realizará ação de combate ao Aedes aegypti na próxima segunda-feira

A Prefeitura de Pelotas realizará a primeira ação da campanha Pelotas Contra a Dengue, na próxima segunda-feira (19), no bairro Simões Lopes, a partir das 8h. A ação fará parte do programa Bota-Fora, da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), com o objetivo de avançar no recolhimento de materiais nos bairros e evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Conforme a titular da pasta, Lúcia Amaro, quinta-feira (15) foi realizado um serviço de roçado no bairro, como uma prévia ao mutirão. Lúcia ainda destaca a importância da ação e a necessidade da conscientização da população no combate ao mosquito transmissor. “Esta ação em conjunto, entre Município e população, é essencial para diminuirmos os focos do mosquito Aedes aegypti, para isso precisamos do apoio da comunidade no descarte de materiais e limpeza dos objetos”, afirma.

O Bota-Fora: Pelotas Contra a Dengue, consistirá no recolhimento de materiais e resíduos facilitadores para reprodução do mosquito, além daqueles, habituais acumulados nas residências e pátios dos bairros, que normalmente são descartados nestas ações. As equipes permanecerão no bairro até a conclusão do recolhimento do material.

Até o momento, o Município recebeu um total de 71 notificações de casos suspeitos de dengue, com cerca de 67 residentes em Pelotas. Oito casos foram confirmados enquanto 52 ainda estão sob investigação.

Orientações para evitar a proliferação do mosquito

– Evitar o acúmulo de água, principalmente em recipientes como pneus, baldes, bebedouros de animais, vasos de plantas e calhas.

– Realizar a limpeza de recipientes que ficam com a água parada, visando evitar que os ovos do mosquito fiquem depositados e eclodam posteriormente.

– Instalar telas em portas e janelas das residências, para funcionar como barreira de entrada do mosquito.

Confira os principais sintomas

– Febre alta (acima de 39º C)

– Dor de cabeça

– Dor atrás dos olhos

– Dor muscular e nas articulações

– Fadiga

– Mal-estar

– Náuseas

– Manchas vermelhas pelo corpo

Em caso de suspeita, a população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Foto: Rodrigo Chagas

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções