Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

Mutirões de limpeza urbana nos bairros são intensificados

Mutirões de limpeza urbana nos bairros são intensificados
26 maio
13:45 2023

Equipes também alertam para conscientização do correto descarte do lixo, evitando o acúmulo em vias e calçadas públicas

Os serviços de manutenção e limpeza de vias dos bairros estão recebendo atenção diferenciada e intensificados por mutirões realizados pela Prefeitura. Na quarta-feira (24), as atividades foram realizadas em diversos pontos do Fragata norte, nas regiões da Guabiroba, Gotuzzo e Cohab Fragata.

Conforme o relatório da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), foram realizados, ao longo da quarta-feira, o roçado em 16 ruas e registrada a remoção do equivalente a 34 caçambas, com cargas de entulhos diversos, restos de podas e móveis dispensados pelos moradores.

Limpeza no bairro Fragata

“Muito bom esse trabalho que eles estão fazendo. Estávamos precisando mesmo e ajuda a manter as ruas e calçadas limpas”, comentou Gilberto Cardozo, morador da rua Campos Sales.

Trabalho concentrado

Conforme o planejamento da Ssui, os mutirões estão concentrados nas quartas-feiras, sempre em um ponto diferente da cidade. Limpeza e roçado são realizados por, aproximadamente, 70 funcionários das oito Coordenadorias de Serviços e Ações Comunitárias (Cosacs), divididos em oito equipes, que são distribuídas pela região atendida, além de oito retroescavadeiras e oito caçambas. Nos demais dias da semana, as equipes atuam em suas respectivas áreas.

O secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Fábio Suanes, assegura que as ações ajudam a atender a grande demanda pelos serviços, mas também evidenciam a falta de cuidado e conscientização de parte da população em alguns pontos da cidade. “Os mutirões são fundamentais para nos ajudar na expressiva demanda, que nos chega diariamente, por recolhimento de lixo e entulhos largados nas vias, e reforçam o trabalho contínuo realizado pelas Cosacs. Mas, as quantidades recolhidas, quase sempre em torno de 30 a 40 caçambas, demonstram que ainda temos muita falta de conscientização das pessoas com relação ao descarte irregular de lixo, o que precisa ser repensado pela população”, avaliou Suanes.

Na quarta-feira (31), as atividades serão direcionadas para a região do Fragata sul e, no dia 7 de junho, para as Três Vendas leste.

 

 

Fotos: Rodrigo Chagas/ASCOM

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções