Diário da Manhã

Notícias

Mutirões recuperam principais estradas e dez pontes na zona rural

Mutirões recuperam principais estradas e dez pontes na zona rural
16 abril
08:33 2025

Cronograma continua em andamento, além das atividades de melhorias em locais danificados pelas chuvas da última semana

Neste ano, distritos da zona rural já receberam serviços de manutenção da infraestrutura, com a realização de mutirões sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura. As atividades continuam em andamento no 5º distrito, Cascata, e estão se iniciando no 7º, Quilombo. As principais estradas dos demais, já concluídas de acordo com o cronograma, passam a receber reparos em trechos danificados pelas intensas e constantes chuvas da última semana. Até o momento, aproximadamente 400 quilômetros viários foram beneficiados com colocação de cascalho, patrolamento, abertura ou aprofundamento de valetas, drenagem e roçado. Cerca de 70 pontos de iluminação pública tiveram reposição de luminárias. Dez pontes de madeira foram reformadas e construída uma nova.

Priorizamos as estradas principais do escoamento das produções do interior, além das que fazem parte do itinerário do transporte coletivo e escolar. Esse critério é o que atende o maior número de pessoas. A SDR teve que fazer pausas no cronograma de mutirões previamente estabelecido, devido à ocorrência de instabilidade climática, que inviabiliza a realização dos serviços. Também enfrentamos situações de consertos do maquinário. No entanto, mesmo com os fatores adversos, estamos cumprindo o propósito de promover melhorias em todos os distritos”, comenta o secretário de Desenvolvimento Rural, Anderson Schmidt.

O Município construiu, neste ano, uma ponte nova – ponte do Moinho, no 6º distrito, Santa Silvana. Dez travessias de madeira foram reformadas no perído. São a ponte Orlando Scherer, 3º distrito, Cerrito Alegre; ponte do Corredor do 8º distrito, Rincão da Cruz; ponte da Colônia Francesa, 7º, Quilombo; ponte do Bedhun, 4º, Triunfo; ponte da estrada do Moinho, 6º, Santa Silvana; ponte da Michaela, 5º, Cascata; ponte Campo dos Sonhos, 5º; ponte Ingo Wegwe, 6º; ponte Santa Eulália, 5º; e ponte Pulo Pich, 7º distrito.

Segundo o secretário Anderson Schmidt, os serviços de manutenção da infraestrutura rural prosseguirão com frentes de trabalho atuantes, com o objetivo de facilitar os deslocamentos dos moradores e visitantes. As prioridades de atendimento pós-mutirão em cada localidade são levantadas pelas próprias administrações distritais.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções