Diário da Manhã

quinta, 02 de maio de 2024

Notícias

Mutirões removem mais de cem cargas de lixo

Mutirões removem mais de cem cargas de lixo
28 julho
11:50 2017

Em Pelotas, há quem ignore o serviço de recolhimento e prefira atravessar a rua para jogar o lixo no chão, em frente às outras casas. Neste mês, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) encheram 112 caçambas com sujeira amontoada nas vias e espaços públicos.

Nas forças-tarefas itinerantes, os servidores recolheram 23 cargas da Zona Leste das Três Vendas, 24 do Laranjal e 40 somente na Estrada do Engenho, no Porto, um dos piores focos do bairro. Nesta quarta-feira (26), o maquinário e funcionários das Cosacs atuaram em diversas regiões simultâneas do Areal onde chegaram a marca de 25 caminhões lotados com entulho.

O porteiro Jorge Luiz Mendes, 55, se revolta diariamente com essa realidade. Morador há 25 anos da rua 20 do Dunas, o ponto mais crítico do Areal, ele diz ter perdido a conta de quantas vezes testemunhou pessoas atirarem todo o tipo de material na rua.

Relatos como o de Mendes são comuns e apontam flagrantes de adultos que estimulam os próprios filhos a largar lixo no chão, pessoas de outros bairros que abrem a porta do carro e jogam sacos plásticos por onde passam ou charreteiros que largam restos de obras em terrenos de terceiros. “É incrível, as pessoas agem como se não tivesse coleta”, reclama.

Alguns moradores chegaram a fazer placas artesanais na tentativa de ajudar a minimizar a situação. Ainda assim, qualquer espaço vago se torna um potencial lixão clandestino. “É revoltante essa cultura em que as pessoas não cooperam, garanto que após as máquinas saírem daqui vai ter lixo jogado de novo”, completou o porteiro enquanto acompanhou o mutirão desta quarta-feira.

FAÇA A SUA PARTE

A população tem à sua disposição dois Ecopontos para destinar corretamente resíduos como restos de podas, de obras, madeiras, vidro, papelão, metal, plástico e móveis desmontados. O serviço é gratuito e também gera renda a integrantes de cooperativas de reciclagem cadastradas no Sanep.

O Ecoponto do Fragata fica na rua Machado de Assis, 285, próximo à Cosac. O do Areal está localizado na avenida Juscelino Kubistchek, 3.195. Ambos funcionam das 8h às 12h e das 14h às 18h e o do Areal abre também aos sábados, das 9h ao meio dia e das 13h às 17h.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções