Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Não tire férias das lentes de contato!

Não tire férias das lentes de contato!
27 dezembro
13:59 2019

Médico afirma que falta de higiene e cuidado pode comprometer permanentemente a visão

Hábitos saudáveis resultam em olhos saudáveis, reafirma campanha da Academia Americana de Oftalmologia. Nos Estados Unidos, um em cada seis adultos faz uso de lentes de contato, sendo que um terço deles já recorreu a um serviço de saúde por conta de dor, vermelhidão ou irritação nos olhos. A iniciativa surgiu por conta da grande incidência de inflamações e infecções oculares por falta de cuidados adequados. No Brasil, mais de dois milhões de pessoas fazem uso de lentes de contato – número que está aumentando, já que pelo menos metade da população a partir dos 18 anos precisa de correção visual. Daí a urgência em aprender a usar lentes de contato da forma mais correta possível e não descuidar nem nas férias.

Segundo o oftalmologista Renato Neves, diretor do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, as lentes de contato proporcionam uma correção visual segura e eficiente, mas exigem que o usuário tenha consciência dos cuidados necessários ao usar, limpar, desinfetar e armazenar tanto as lentes quanto o estojo. O problema é que muitos jovens – que duram em média dois meses – relaxam a tal ponto durante as férias de verão que se esquecem de cuidados fundamentais. “A ceratite é uma das doenças mais frequentemente associadas com o uso de lentes de contato. Trata-se de uma infecção que provoca dor intensa nos olhos e dificuldade para enxergar. Quando não tratada logo no início, as consequências são bastante graves e vão desde a perda parcial ou total da visão, até desdobramentos no sistema nervoso central”, diz o médico.

Neves afirma que em todo início de ano é comum receber um número maior de pacientes que negligenciaram os cuidados básicos com as lentes de contato, como lavar bem as mãos antes de manusear as lentes, secar a caixinha ao lavá-la, e não usar soluções de limpeza de outro fabricante. “Em mais da metade dos problemas encontrados, notamos falta de higiene do estojo que armazena as lentes. Vale dizer que isso não se justifica, já que os cuidados são simples e seguem regras de bom-senso. Mesmo assim, ainda é muito alto o número de pacientes que recorrem a tratamentos depois de vacilar na higiene diária”, diz o especialista. O oftalmologista revela os principais cuidados para evitar contaminação das lentes de contato:

· Nunca durma com as lentes de contato. “Alguns têm mania de criar suas próprias regras, se julgando livres de consequências. Acabam abusando, passando mais tempo do que deveriam com as lentes e até mesmo dormindo com elas vez ou outra. Mas o risco de problemas oculares existe e é grande. A córnea recebe oxigênio do ar e das lágrimas que lubrificam os olhos durante o dia. Durante o sono, a córnea recebe menos nutrientes, lubrificação e oxigênio. Sendo assim, não retirar as lentes antes de dormir significa aumentar exponencialmente o risco de as lentes grudarem ou então arranharem a córnea. Caso haja microrganismos no local, inclusive, uma infecção pode se instalar rapidamente.”

· Jamais use água da torneira para lavar as lentes. “Embora nossa água corrente seja uma das mais bem tratadas do mundo, se engana quem pensa que não faz mal lavar suas lentes com água de torneira, chuveiro ou banheira. A água potável não é estéril nem livre de microrganismos que podem atingir a córnea e causar uma infecção.”

· Substitua o estojo três vezes ao ano, no mínimo. “O estojo que armazena as lentes de contato deve ser trocado entre três e quatro vezes ao ano, já que é bastante comum ocorrer contaminação ao longo do uso. Quem não tem tempo e paciência para limpar e guardar as lentes de contato e o estojo do modo mais seguro e higiênico possível, melhor considerar voltar a usar óculos, optar por lentes descartáveis, ou cirurgia ocular.”

· Nunca tampe o estojo quando ainda está úmido. “Isso também acontece com porta-escovas de dentes. É comum encontrar usuários de lentes de contato que lavam os estojos com solução apropriada, mas não permitem que sequem completamente antes de tampar. Isso favorece demais a contaminação. Sendo assim, é melhor comprar um estojo novo do que colocar na lava-louça ou ferver dentro de uma panela. Isso, aliás, não deve ser feito de jeito nenhum.”

                · Descarte lentes fora do prazo de validade. “Tem paciente que usa as mesmas lentes de contato prescritas há três, quatro, ou cinco anos. E tem sempre aqueles que usam por um tempo, param, e depois resolvem voltar a usar as mesmas lentes. Trata-se de um erro muito perigoso. Primeiramente, porque é enorme a chance de o material estar contaminado. Depois, porque o grau pode ter sofrido variações no período. Por fim, porque deve ter expirado o prazo de validade do conjunto (lentes, solução, estojo) – aumentando o risco de infecção se o paciente insistir em não passar por nova consulta e adquirir lentes novas.”

Renato Neves explica que olhos saudáveis são sempre límpidos, transparentes. “Na presença de qualquer tipo de alteração ou desconforto, é importante revisar a rotina de higiene pessoal, lavando sempre muito bem as mãos antes de tocar nas lentes e nos olhos, cuidando diariamente das lentes com solução apropriada, e usando lubrificante prescrito por um oftalmologista. Se ainda assim a irritação se prolongar, o paciente deve ser avaliado por um especialista.”

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções