Diário da Manhã

quinta, 02 de maio de 2024

Notícias

NATUREZAÇÃO: Comportamentos sintéticos na cidade zoológico

10 setembro
17:50 2014

Rapper, poeta e andarilho Garcez “Dirty LION” divulga CD NaturezAÇÃO, e integra a campanha “Quadrado é nosso”

 Por Carlos Cogoy

Garcez “Dirty Lion” gravando os novos CDs CRÉDITO: Divulgação

Garcez “Dirty Lion” gravando os novos CDs
CRÉDITO:
Divulgação

Eu não posso aderir a esses valores ridículos que eu vejo na minha volta, e que as pessoas têm como os únicos valores possíveis – é mole? -, vivem angustiadas pra cacete, quando conseguem objetivo material já vem insatisfação e precisam de outro objetivo material, não se tocam que o objetivo é uma necessidade e, na verdade, é integração, é solidariedade, é afetividade, só que isso a propaganda não divulga porque não dá lucro. Áudio de Eduardo Marinho que abre a ótima faixa “Ordem pós-moderna”, que está no CD “NaturezAÇÃO”. Lançado ano passado, é o primeiro do rapper pelotense Garcez “Dirty Lion” (DL). O “leão sujo” como se identifica, refere-se tanto à consequência do sistema que manipula e corrompe, quanto a capacidade de enfrentar a miopia da mesquinhez. Integrado à campanha “Quadrado é nosso”, Garcez DL salienta a área nas Doquinhas como espaço de lazer, cultura e contato com a natureza. Autor de letras que criticam a desigualdade social e alertam para ameaças ao meio ambiente, ele observa que o “projeto” no Porto  – embarcações pesqueiras da Coreia do Sul ficariam alojadas no Quadrado -, também coloca em risco a qualidade de vida dos moradores nas imediações, bem como poderá causar a poluição e degradação ambiental.

CONTRASTES – Personalidades moldadas, pré-fabricadas pela mídia que nos faz acreditar em várias paradas, formadora de opinião, ditadora de padrão, quer chamar a atenção das mentes de plantão, visa a valorização extrema do exterior, fazendo com que a raça humana esqueça do interior, o texto é lento e a internet vai a milhão, decida definições de tempo que variam com a situação, sociedade  cobra e vive na tensão, sempre atrás do cifrão. Trecho de “Ordem pós-moderna”, que também tem versos como “cidade zoológico” e “comportamentos sintéticos”. Garcez DL conta que o título foi sugestão do professor Fábio “Tela” Cruz. O contato ocorreu na UCPel, onde o rapper cursou publicidade. Com o trabalho de conclusão “A interferência da publicidade na cultura”, diz Garcez DL, foi formalizada sua ruptura com o setor que é sustentáculo ao capitalismo. Ele acrescenta que a pesquisa apresentou “crítica ao consumismo”. O aprendizado, porém, tem servido para “moeda social”. Assim, ao invés de cobrar pelo serviço, Garcez DL propõe permutas. A exemplo, menciona o empenho pelo posicionamento da marca “Néctar clothes” – proposta sustentável. Em contrapartida, viabiliza camisetas e moletons personalizados que, além do uso pessoal, também são comercializados e divulgam sua arte.

Rapper “mochileiro” Garcez em visita ao DM

Rapper “mochileiro” Garcez em visita ao DM

NATUREZAÇÃO  tem dezessete faixas. Além de “Ordem pós-moderna”: Intro; Em vão; A arte; Mais que lalala; Deixa o chá rolar; Viajante; Naturezação; Camarada; Evolução; Porque eu sou; 4 e 20; Pense o que quiser; Fazer canção; Minhas linhas; Atividade rasta; Fator mudança. Participações de Zudizilla, Pok Sombra, Lara Rossato, DJ Micha, Maninho RH e Jimmy Luv. CD gravado, mixado e masterizado no “Studio Secreto”, pelo talentoso Menega – atualmente em Barcelona. Cada CD é acompanhado de sementes de urucum, o que visa estimular o plantio de mais áreas verdes. “NaturezAÇÃO” é comercializado a R$5,00, e está à venda no Mercado Skate Shop. Também pode ser encomendado, bem como camisetas, agendamento de shows ou oficinas no fone: 8135.0045. E-mail:[email protected]

PROTESTOS – Com o CD pronto em abril do ano passado, Garcez DL partiu para a divulgação pelo País. Ele conta que, em seis meses, foram mil CDs. A cada exemplar, sementes de ipê amarelo. No total, dezoito mil sementes distribuídas. A peregrinação, por vezes de carona, ou ônibus ou passagens mais acessíveis via Facebook, levaram-no até Goiás. Porém, estava em São Paulo, quando eclodiram as gigantescas manifestações populares. Ele participou, gravou vídeos e escreveu a respeito. No youtube pode ser assistido o vídeo do rap “Fator Mudança”, que apresenta cenas da mobilização na paulicéia. A estada proporcionou participação no documentário “Rap pelo Rap”, shows em Mogi das Cruzes, São Carlos, São Roque e Santo André. Na TV Cultura, presença no programa “Manos e minas”. Nas andanças, novas parcerias e muita história pra contar.

KZERO ALTERNATIVO é grupo de Garcez DL há dez anos. Trata-se jovens talentosos, com poesia nas veias e aguçado senso crítico. É a geração que tem Pok Sombra e também Zudizilla. E Garcez DL define como “rap underground”.

NOVOS DISCOS – O rapper está preparando dois discos. “Amanajé” em tupi-guarani, título de um deles, significa “mensageiro da natureza”. O trabalho está aguardando o retorno de Menega da Europa. Numa parceria com Parks em Santa Catarina, também o disco “Mergulhe fundo”.

AGENDA de shows: sábado (13/9) em apoio ao Grupo de Agroecologia da UFPel – área nativa está ameaçada pela construção de prédio no Campus; domingo (14/9) no show comemorativo aos dez anos da pista pública de skate, e 15h no auditório do Pelotense, promoção “100 limites” de Guido CNR.

CD é acompanhado de sementes de urucum

CD é acompanhado de sementes de urucum

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções