Nosso Lar 2 – Os Mensageiros
Depois de uma longa espera, a continuação de uma das maiores produções cinematográficas brasileira está chegando
Marcelo Gonzales – @celogonzales
Uma existência é um ato. Um corpo – uma veste. Um século – um dia. Um serviço – uma experiência. Um triunfo – uma aquisição. Uma morte – um sopro renovador. Quantas existências, quantos corpos, quantos séculos, quantos serviços, quantos triunfos, quantas mortes necessitamos ainda? – André Luiz
Depois de uma longa espera, a continuação de uma das maiores produções cinematográficas brasileira está chegando: Nosso Lar 2 – Os mensageiros estreia nos cinemas de todo o Brasil dia 25 de janeiro de 2024. Sem sombras de dúvidas sendo a continuação da franquia de maior sucesso que aproximou a nós todos da temática: Vida após a morte.
Em agosto de 2010, a Revista Reformador dedicou sua capa e sua principal matéria ao lançamento do Nosso Lar – A Vida no Mundo Espiritual e, como não poderia deixar de ser, informava da importância de encher as salas de cinema no dia da estreia, algo que até hoje é importante para se obter um sucesso de bilheteria, como vamos ver mais a frente em uma fala exclusiva do diretor do filme para essa matéria.
O enredo de Nosso Lar, que passeia pela história de um médico que desencarna e retorna da Pátria Espiritual, foi de fundamental importância para despertar o interesse nas questões dos vários aspectos da vida no mundo espiritual, e, como descrito no editorial da Revista Reformador da época: “foi recebido com entusiasmo por parte de alguns, com ceticismo por parte de outros e com incredulidade por um terceiro grupo, como era de se esperar.”
Desde o lançamento do livro, muito antes do filme, essa história já reformava intimamente muita gente… Vamos voltar um pouquinho no tempo e ler a dedicatória feita por um pai à sua filha, estudante de medicina, quando a presenteou com a 10ª Edição do livro Nosso Lar, em julho de 1969: “Minha filha, não guardo a pretensão de que você espose, algum dia, a ‘Doutrina dos Espíritos’ em sua plenitude. Espero, isto sim, que quando se deparar com um irmão terreno que necessite de seus cuidados profissionais, lembre-se de que tudo emana de Deus e Dêle se origina. Êste livro retrata a viagem do espírito de um médico, no Plano Astral. Leia o todo e dele tire a sua própria conclusão. Teu Pai”. E assim como o livro, desde seu lançamento, despertou interesse nas questões espirituais, o primeiro filme abriu muitas portas e Nosso Lar 2 – Os Mensageiros trará mais esclarecimentos ainda.
O longa acompanha o médico André Luiz, interpretado novamente por Renato Prieto, que se junta a um grupo de espíritos mensageiros da cidade espiritual Nosso Lar, liderados por Aniceto, interpretado por Edson Celulari, na missão de ajudar a salvar projetos de vidas que estão prestes a fracassar, contando com um elenco de primeira! Entre eles Otávio (Felipe de Carolis), Isidoro (Mouhamed Harfouch) e Fernando (Rafa Sieg).
O Mundo precisa de histórias felizes!
Nosso Lar – A Vida no Mundo Espiritual foi um divisor de águas na vida e na carreira do diretor Wagner de Assis, que mesmo entre live’s, entrevistas, participações em Podcasts, palestras e infinitas tarefas encontrou um tempinho para conversarmos e, a meu pedido, enviou um recadinho aos leitores do Diário da Manhã e amantes da sétima arte: “Treze anos se passaram mas a gente precisa continuar dando o recado da importância da data de estreia, da importância do primeiro fim de semana, e das ofertas que a gente tem, em ter os grupos dentro dos horários comerciais viabilizados com melhores preços de ingressos… A gente mudou muito o mercado, mudou o cenário, mas, ao mesmo tempo o cinema continua competitivo como era antes, ou seja, filme na tela só persiste se as salas estiverem cheias ou parcialmente cheias… Então o que a gente tem buscado quase o tempo todo é oferecer o melhor dessa experiência cinematográfica e espiritual que o filme puder oferecer e viabilizar junto aos parceiros exibidores e com o nosso distribuidor que é a Star Plus preços melhores. A gente vai ter até salas Vip’s -hoje da rede Cinépolis-, por exemplo, pra grupos de 20 pessoas com desconto de ingressos. Enfim, novamente é um esforço, uma jornada de divulgação, espero que as pessoas possam ir ver o filme porque curtem a história, espero que possam levar pessoas que não conheçam as histórias ao redor do filme pois é um filme feito pra todas as pessoas, não é um filme de nicho, não é um filme doutrinário, não é um filme proselitista… É um filme com uma boa história e espero que ela esteja sendo bem contada, e assim a gente tem certeza que o cinema responde, né? Então, a partir do dia 25 de janeiro em quase todas as cidades brasileiras, incluindo capitais e não capitais, a gente vai ter o Nosso Lar 2 – Os Mensageiros disponível pra quem gosta de histórias de amor, histórias de perdão, histórias de amor incondicional que mostra que nós não estamos sozinhos, histórias que permitem que possamos acreditar novamente nas coisas boas da vida, afinal de contas o mundo precisa de histórias felizes!”
Eu, que iniciei nesse jornal em 1988 escrevendo sobre a sétima arte, recomendo com muito carinho esse filme para abrir o ano de 2024 com uma energia especial, envolvido nas vibrações de amor e espiritualidade!
Quer sugerir alguma pauta para nossa coluna? Envia um direct no Instagram: @celogonzales. Um excelente 2024 para todos!