Diário da Manhã

sábado, 11 de maio de 2024

Notícias

Nova alternativa de mercado é apresentada a APL em fórum de agricultura

12 março
16:16 2014

O Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos da Região Sul – apoiado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) – foi apresentado, na última terça-feira (11), ao Programa Fornecer durante a Reunião Ordinária do Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul do RS. O evento aconteceu na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Clima Temperado, em Pelotas. A nova alternativa foi demonstrada aos presentes pelo pregoeiro da Subsecretaria de Administração Central de Licitações (Celic), Cristiano Reis.

Programa Fornecer valoriza micro e pequenas empresas do estado

Programa Fornecer valoriza micro e pequenas empresas do estado

O Programa Fornecer foi criado em 2011 a partir da regulamentação do capítulo de compras governamentais da Lei Geral, através da Secretaria de Administração e Recursos Humanos em parceria com o Sebrae/RS. Seu principal objetivo é descentralizar as compras governamentais e incluir micro e pequenas empresas em licitações públicas. Através dele, a concentração do valor econômico do estado passa a não depender somente de grandes empresários, mas também dos menores. Após 5 etapas, o programa cresceu e se expandiu reduzindo gastos de alimentação de R$ 135 milhões para R$ 96 milhões.

A apresentação de ontem contou com 72 representantes de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas, pescadores artesanais, representantes dos movimentos sociais, organizações governamentais e não governamentais, que puderam conhecer melhor os resultados do programa. Teve como principal objetivo apresentar às cooperativas da agricultura familiar o Fornecer como alternativa de mercado. O APL acredita que o programa trará fortalecimento e crescimento para nossas agroindústrias. A intenção agora é de ampliar o programa nos municípios, a exemplo das cidades de Rio Grande e Lajeado, onde já está funcionando.

As cooperativas que se interessaram no Fornecer já se comprometeram em organizar uma comissão para, junto com o poder público, elaborar um sistema que coloque o programa em prática. Tudo isso a partir da regulamentação das leis de cada município.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções