Nova gestão da UFPel define primeiros nomes
Escolhidos vão compor a administração da universidade nos próximos quatro anos
Após o envio da lista tríplice para o MEC a Reitora eleita, Ursula Rosa da Silva, e o Vice-Reitor eleito, Eraldo dos Santos Pinheiro, preparam o processo de transição da gestão da UFPel com a definição dos primeiros nomes que vão compor a gestão nos próximos quatro anos.
A equipe de gestão para o período de 2025 a 2028 será composta pelos seguintes nomes. No Gabinete da Reitoria, a Chefia de Gabinete ficará a cargo de Renata Vieira (Proplan), e os assessores serão Daniel Momoli (CA) e Marco Aurélio Fernandes (FD). No Gabinete da Vice-Reitoria, os Assessores serão Gustavo Ferreira (ESEF) e Jocasta dos Santos (CA).
Os responsáveis pelas Pró-Reitorias serão:
Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade: Claudia Daiane Molet (GR);
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis: Josy Anacleto (PRAE);
Pró-Reitoria de Ensino: Antônio Mauricio Alves (FAE);
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura: Fábio Lima (FO);
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas: Taís Ullrich (GR);
Pró-Reitoria de Planejamento e Administração: Aline Paliga (CENG);
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Marcos Correa (FO).
Na Superintendência Administrativa, a responsabilidade será de Mariana Schardosim (Proplan); na Superintendência do Capão do Leão, de José Rafael Bordin (IFM); na Superintendência de Gestão de TI e Comunicação, de Christiano Ávila (CENG); na Superintendência do Hospital Escola, de Tiago Collares (CDTEC); na Superintendência de Infraestrutura, de Everton Bonow (PRA); e na Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional, de Vinicius Campos (CDTEC).
A partir do anúncio da equipe, a expectativa é que nos próximos dias os demais nomes sejam definidos para organização dos grupos que realizarão a transição que deverá ser finalizada até dezembro deste ano.
A UFPel tem grandes projetos em andamento e projetos que terão início a partir de 2025, como as obras do PAC Universidades. Além disso, a nova gestão deverá organizar a sua proposta de trabalho a partir das ações anunciadas no programa divulgado à comunidade com um diálogo que buscará identificar os desafios a curto, médio e longo prazo.
A nova administração da UFPel assumirá a Universidade com um olhar comprometido com a excelência acadêmica, visando consolidar o desenvolvimento integral da instituição por meio do fortalecimento acadêmico, do incentivo à pesquisa e da promoção da inclusão social. Com a participação ativa da comunidade universitária, por meio de um diálogo que envolverá todos os segmentos da universidade e também, as direções de unidade, coordenações de curso, entidades sindicais que representam Docentes e TAEs, o Movimento Estudantil e os Movimentos Sociais, almejamos transformar a UFPel em um símbolo de cidadania e impacto social, implementando ações que fomentem o crescimento econômico, social e cultural, gerando reflexos positivos em nível local, nacional e global.