Novas prendas do RS serão conhecidas neste final de semana em Rio Grande
O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza, de 18 a 20 de maio, em Rio Grande, a 52ª edição da Ciranda Cultural de Prendas. Trata-se do concurso mais antigo do calendário oficial do MTG, instituído no 15º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em janeiro de 1970, no município de Santiago.
A Ciranda é realizada nas categorias mirim, juvenil e adulta e escolhe anualmente, dentre as candidatas, aquelas que melhor representem as virtudes, a graça, a cultura, os dotes artísticos, a desenvoltura e a expressão da mulher gaúcha. Fazem parte da Ciranda avaliações escrita, artística, oral, mostra folclórica e relatório de atividades.
Em 2023, a Ciranda de Prendas será realizada na cidade de Rio Grande, de onde vem a 1ª Prenda do estado, Giovana Martins, do CCN Sentinela do Rio Grande, que conquistou o título na edição do ano passado, realizada na cidade de Bagé. As provas acontecerão na Universidade Federal de Rio Grande e o fandango oficial, onde será dado o resultado, será na Sociedade Amigos do Cassino. Serão 59 prendas, nas categorias mirim, juvenil e adulta, disputando as nove faixas como prêmio e a possibilidade de levar para sua cidade a Ciranda de 2024.