Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

O primeiro arquivo histórico e geográfico de Pelotas foi violado

O primeiro arquivo histórico e geográfico de Pelotas foi violado
24 setembro
09:28 2018

Com o furto dos equipamentos eletrônicos do IHGPEL, perde-se parte dos registros e memória do município

​Na madrugada de segunda-feira, 17, ladrões invadiram a sede anexa do IHGPEL, localizada na antiga Casa do Guarda da Estação Férrea, levando consigo equipamentos eletrônicos, como computadores, notebooks, HD, impressora e scanner, entre outros utensílios. Parte do acervo digital, a memória funcional da instituição e anos de pesquisa, resultado do trabalho voluntário de amantes da história, foram perdidos.

O Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas (IHGPEL), uma entidade civil de fundo histórico, geográfico e genealógico, preserva e divulga a memória oficial da cidade e região. Suas atividades são permeadas por critérios como o resgate das etnias que povoaram Pelotas e Zona Sul, valorização da história e geografia e resgate de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento local, interagindo com a comunidade acadêmica, escolar e civil e disponibilizando todo o seu acervo para pesquisas e publicações. Outras instituições tiveram origem no IHGPEL, como o Museu do Charque e o Instituto João Simões Lopes Neto.

A instituição, de 36 anos, está instalada desde 2016 no andar superior da antiga Estação Férrea de Pelotas, na Praça Rio Branco. Ocupa, também uma pequena sala, térrea, em prédio anexo. Nos espaços, disponibilizados pela Prefeitura Municipal, trabalham, atualmente, dois estagiários cedidos pela Câmara de Vereadores, um número considerado insuficiente, tendo em vista o intenso trabalho ali realizado. Com segurança restrita para o acervo, estagiários e pesquisadores e sem subsídio de custeio por órgão público, tem como única renda as mensalidades advindas dos associados e doações de diretores e amigos.

Algumas questões merecem atenção especial do poder público, como a possibilidade de atendimento em tempo integral. Atualmente, o funcionamento da instituição está restrito ao período da tarde, por estar atrelado ao horário de atendimento do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador da Macrorregião Sul (Cerest Macro Sul), instalado no mesmo prédio. Além do horário, também é restrito o acesso à sede, no andar superior. Porém, de fácil solução, se disponibilizada entrada alternativa.

Para seu presidente, Gilberto Demari Alves, o IHGPEL tem zelado pelo cumprimento de seus objetivos primordiais, guardando e preservando a opulenta memória histórica local. “Os desafios, após o arrombamento, são inúmeros, como recuperar a infraestrutura de pesquisa, rever a memória da instituição, proporcionar segurança ao patrimônio. Fica o apelo às entidades públicas e aos pelotenses que quiserem se solidarizar à causa ou associar-se a este importante instituto que preserva a memória do município”, complementa.

O horário de atendimento do IHGPEL é de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Mais informações sobre como tornar-se um associado e/ou pesquisar o acervo podem ser obtidas pelo e-mail  [email protected] ou fone (53) 3227-9009.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções