Diário da Manhã

sexta, 10 de maio de 2024

Notícias

Obra da Igreja do Porto resgata técnicas construtivas originais

Obra da Igreja do Porto resgata técnicas construtivas originais
23 fevereiro
18:59 2024

Em visita à Pelotas, diretor do Iphae, Renato Savoldi, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Perene Patrimônio Cultural no projeto de restauração do telhado do templo

A obra de restauração da cobertura da Igreja Sagrado Coração de Jesus, de Pelotas, é uma espécie de aula prática sobre a importância do respeito ao sistema construtivo original no patrimônio histórico. Há pouco mais de um mês dos trabalhos iniciais, a coordenadora do projeto, arquiteta Simone Neutzling, da Perene Patrimônio Cultural, recebeu o diretor do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphae/RS), Renato Savoldi, ao lado do novo pároco, padre Hamilton Centeno, para uma inspeção nas intervenções.

“Respeitar a originalidade da edificação é fundamental, por isso nosso projeto está embasado no resgate a essas técnicas, que vão desde avaliar o tipo de material utilizado até o sistema construtivo da época”, destaca a arquiteta. O prédio, que é tombado pelo município e Iphae, está há três anos sustentado com o escoramento de toras de madeira, já que passou a ter risco de desabamento após ser atingido por um ciclone-bomba em 2020.

Durante a visita o encarregado da obra, Genilson Martins, natural de Aracaju, explicou em detalhes como se desenvolve a montagem das tesouras de madeira, que sustentarão o telhado. “Primeiramente fazemos um gabarito em pequena escala, em uma espécie de protótipo, baseado nas diretrizes do projeto para posterior montagem das tesouras em tamanho original.” O trabalho artesanal é realizado no interior da igreja, pela equipe da RCA Engenharia e Infraestrutura, empresa com sede em Porto Alegre e que conta com mais oito trabalhadores oriundos de cidades do Norte e Nordeste. A escolha do tipo de madeira e o dimensionamento da estrutura do telhado foi especificada pelo projeto elaborado pelo engenheiro Sérgio Schwanz, especialista em estruturas de madeira, que optou pela grápia pela sua característica de altíssima resistência e durabilidade.

A montagem do madeiramento é uma espécie de quebra-cabeças, em alta escala, que exige perfeita sintonia com o projetado, já que tudo está milimetricamente orquestrado. Para Renato, o trabalho desenvolvido na Igreja Sagrado Coração de Jesus é um exemplo a ser seguido. “A compreensão da importância de se respeitar as técnicas originais é fundamental nesse processo de manutenção do patrimônio, além da identidade e dos valores culturais”, observa. Os prédios antigos não têm estrutura de concreto e cimento, são feitos de tijolos empilhados. “Desta maneira a madeira e o peso do telhado são fundamentais para fazer essa amarração, ou seja, dar a sustentação”, detalha Simone.

Enquanto as obras acontecem, o padre Hamilton celebra as missas no salão paroquial e acompanha de perto os trabalhos na igreja. “É uma comunidade muito unida e participativa e tão logo seja possível faremos grupos para visitações na obra”, projeta. Em março começam as atividades de educação patrimonial para comunidade.

Orçada em R$ 1,5 milhão, a restauração da cobertura da Igreja Sagrado Coração de Jesus de Pelotas é um projeto da Perene Patrimônio Cultural, viabilizado com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e com o patrocínio master da CMPC, patrocínio da Polisul Cerealista, Decorreias, Pra Casa Lorenzet e Arroz Brejeiro por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC).

 

 

Fotos: Gabi Mazza-SatolepPress / QZ7 Filmes

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções