Diário da Manhã

terça, 14 de maio de 2024

Notícias

Obras na Ferreira Viana entram na fase final

Obras na Ferreira Viana entram na fase final
07 março
14:49 2024

Serviços prévios de infraestrutura estão em fase de conclusão nos 4,2 quilômetros da avenida. Pistas são preparadas para receber asfalto e sinalização

A requalificação da avenida Ferreira Viana está prestes a entrar na sua fase final, a de pavimentação asfáltica. Desde o início dos trabalhos, em setembro de 2023, foram feitas travessias de drenagem, tubulações, envelopamento com concreto, construção de caixas, recomposição das valas, aplicação de massa asfáltica, e caixas com tampas grelhadas em redes longitudinais.

“A Ferreira Viana é um dos principais acessos ao Laranjal – ponto turístico, área residencial e de grande potencial para investimentos na zona urbana. A revitalização da avenida vai proporcionar mais segurança e conforto nos deslocamentos pelo percurso, valorizando ainda mais o bairro e qualificando a via”, afirma a prefeita Paula Mascarenhas.

O titular da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Roberto Ramalho, informa que a obra está reta final do preparo da via para começar a etapa de fresa e, posteriormente, do asfaltamento de toda a avenida, primeiro na pista sentido Centro/bairro e, depois, de forma parcial, no sentido bairro/Centro.

Ramalho explica, ainda, que estão em andamento as modificações externas nas rótulas para que, na próxima etapa, seja iniciada a pavimentação asfáltica. Depois do asfalto, será efetuada a obra dos eixos internos das rotatórias, para finalização do projeto com a pintura da sinalização viária.

Rótulas passam por modificações externas – Foto: Janine Tomberg

A requalificação dos 4,2 quilômetros de extensão da Ferreira Viana, do entroncamento com a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira até a ponte do arroio Pelotas, conta com o investimento de R$ 4,4 milhões. Os recursos têm origem no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). As obras são executadas pela empresa Encopav Engenharia Ltda, sob responsabilidade da Prefeitura. A avenida revitalizada terá nova pavimentação asfáltica, drenagem, ciclofaixa e sinalização horizontal e vertical.

População destaca segurança e andamento do projeto

O item segurança é apontado por trabalhadores, moradores e usuários da avenida Ferreira Viana como o principal ganho para todos com as intervenções de requalificação. O andamento das obras é considerado organizado e indispensável para as mudanças necessárias.

Para Carlos Roberto, mudanças vão evitar acidentes – Foto: Janine Tomberg

Há sete anos, Joice Farias trabalha como auxiliar de higienização e se desloca de bicicleta pela avenida. “As melhorias da pista para bicicletas trazem mais segurança para os ciclistas, sem a necessidade de se locomover junto com o movimento dos carros”, disse. Para Carlos Roberto Leitzke, que trabalha com controle de pragas, “as obras chegaram em boa hora e são fundamentais para organizar o trânsito, evitando acidentes nas pistas e com os ciclistas.”

Abner Matos é esteticista de animais de estimação e, há quase quatro anos, trabalha em uma loja do ramo na Ferreira Viana. “É um importante investimento. Além de deixar a avenida mais bonita e atraente para turistas e visitantes que frequentam o Shopping e se deslocam para o Laranjal, a drenagem acaba com preocupações e evita transtornos e riscos, principalmente para quem utiliza a ciclovia. O asfalto novo também vai trazer mais segurança e conforto. As obras estão sendo feitas de forma bem organizada”, registra.

Gabriel salienta a necessidade de obediência à sinalização – Fotos: Janine Tomberg

Para o ciclista Gabriel Santos, que reside no Simões Lopes e atravessa a cidade de bicicleta, cotidianamente, as mudanças na avenida vão oferecer mais segurança para os pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos. “Deverá prevalecer mais respeito às normas da sinalização e aos espaços para cada um. Quem está de bicicleta deve andar na ciclovia e, no trânsito das pistas, os motoristas têm que obedecer às faixas para pedestres e aos demais sinais. Cada um tem que fazer sua parte”, diz.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções