Diário da Manhã

quinta, 20 de junho de 2024

Notícias

Odontologia da UCPel realiza ações relacionadas à saúde bucal dos afetados pelos alagamentos na cidade

Odontologia da UCPel realiza ações relacionadas à saúde bucal dos afetados pelos alagamentos na cidade
23 maio
16:49 2024

Atendimentos odontológicos e atividades lúdicas e de escovação estão entre as propostas

O curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está realizando trabalho solidário de acordo com as necessidades das comunidades afetadas com as enchentes em Pelotas. Os estudantes e professores do curso mobilizaram-se para oferecer suporte tanto em termos de assistência odontológica quanto em outras áreas.

Os voluntários estão organizando a arrecadação de mantimentos e itens de higiene, além de providenciar atendimentos odontológicos nos abrigos montados na cidade. Reconhecendo as dificuldades de locomoção enfrentadas por alguns desabrigados, o curso priorizou o atendimento in loco, garantindo que aqueles que estejam com dor, possam receber cuidados sem a necessidade de se deslocarem para uma clínica.

Segundo a professora do curso de Odontologia da UCPel, Luisa de Oliveira, a equipe de alunos e professores também realizou ações coletivas nos abrigos, incluindo atividades lúdicas e de escovação, em parceria com o curso de Psicologia da universidade. “Alguns atendimentos odontológicos ocorreram no abrigo Edmar Fetter, no Laranjal, onde levamos equipamentos portáteis, laser instrumental e fizemos extração, aplicação de laser e restauração em pacientes no local,” relata.

Para a aluna do curso Luana Castro Alvariza Gomes, atuar como voluntária foi uma experiência gratificante. Ela salienta que a UCPel contribuiu ainda com a cedência de diversos suprimentos necessários para a realização dos exames iniciais nos abrigos, desde jaleco a luvas e máscaras. “Eu acredito que ter tido contato com tudo isso, enquanto estudante, vai fazer com que a minha experiência profissional seja ainda mais rica e que agora eu consiga ter um lado ainda mais humano, enquanto profissional também. E é muito bonito, muito bacana ver toda a mobilização que os estudantes fizeram para poder ir até o abrigo, para poder fazer esse atendimento,” pontua.

Através da integração de ações voluntárias nas atividades acadêmicas, os alunos seguirão atuando para o bem-estar da população com visitas programadas. “A iniciativa do curso durante as enchentes em Pelotas demonstra o compromisso e a responsabilidade social da UCPel, e destaca o papel importante que as instituições de ensino superior desempenham no apoio e na proteção das comunidades em momentos de crise”, conclui a docente do curso de Odontologia.

 Redação Betânia Bierhals

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções