Oficinas e espetáculo do Circo de Umbigo chegam a Pelotas
Com enfoque na comunidade escolar da rede pública de ensino e pessoas em situação de vulnerabilidade social, o projeto tem contemplado estudantes, familiares e educadores dessas instituições.
O projeto chega a Pelotas nesta quinta-feira (11) com a oficina Brincadeiras de Circo, na Apae Pelotas. Na sexta-feira (12), serão realizadas a oficina Comicidade e Palhaçaria para um Mundo Melhor e a apresentação do espetáculo Circo de Umbigo, na E.M.E.F. Núcleo Habitacional Dunas.

A oficina Brincadeiras de Circo é voltada ao público infantil, tendo a sensibilidade e o lúdico como palavras-chave. A atividade promove a experimentação de variados elementos circenses, como bambolês, malabares, pés de lata, rola rola e tecidos. O objetivo não é o ensino das técnicas em si, mas o aprendizado através da brincadeira.
A oficina Comicidade e Palhaçaria para um Mundo Melhor é destinada a crianças da educação infantil. A proposta, a partir de técnicas de palhaçaria, busca reconhecer e discutir comportamentos socioculturais atuais. Por meio de exercícios, brincadeiras e técnicas clássicas da arte do palhaço, a oficina cria um espaço lúdico e divertido, estimulando desinibição, comunicação, jogo e interação entre as crianças.
Já o espetáculo Circo de Umbigo é inspirado nos tradicionais circos de lona, com formato clássico de variété. A apresentação reúne números de palhaçaria, malabares, roda cyr, música e bambolês, abordando de forma leve e sensível questões sociais relacionadas à diversidade, empatia e gênero.
Circo de Umbigo
O projeto Circo de Umbigo nasceu em 2022, com a proposta de difundir e democratizar o acesso às artes circenses através de oficinas para crianças e adolescentes, formações para educadores e apresentações do espetáculo Circo de Umbigo.
Com enfoque na comunidade escolar da rede pública de ensino e pessoas em situação de vulnerabilidade social, o projeto tem contemplado estudantes, familiares e educadores dessas instituições.
Em 2022 e 2023, o Circo de Umbigo circulou por diferentes escolas na cidade de Santa Maria – RS, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura Municipal de Santa Maria – RS. Em 2024, com recursos da Lei Paulo Gustavo Estadual do Rio Grande do Sul, o projeto está desenvolvendo a sua terceira edição, com circulação na região da Quarta Colônia nas cidades de Agudo, Nova Palma, Silveira Martins e Dona Francisca.
Com financiamento da Lei Aldir Blanc estadual do Rio Grande do Sul, o projeto circula durante o mês de setembro. O Circo de Umbigo irá passar pelas cidades de Pelotas, Torres, Porto Alegre e Santa Maria atendendo estudantes de escolas públicas, projetos sociais e APAes.
Essas ações buscam a construção de diálogos mais horizontais entre crianças, adolescentes e adultos, tendo a arte como caminho para o autoconhecimento, expressão de si e comunicação com o entorno.
Saiba mais sobre o projeto em: https://www.circodeumbigo.com/







