Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Oficinas proporcionam inclusão à cultura do circo

Oficinas proporcionam inclusão à cultura do circo
27 novembro
16:02 2023

Projeto “Hayllander Circo – Transformando Vidas” oferece oficinas gratuitas em três cidades do interior e Pelotas é a primeira parada

O picadeiro será a sala de aula e o espetáculo a experiência de viver as atividades artísticas do circo. O projeto “Hayllander Circo – Transformando vidas” faz a sua primeira parada em Pelotas e oferece oficinas gratuitas de malabarismo e equilibrismo nos dias 28, 29 e 30 de novembro. O público-alvo são estudantes com idades entre 10 a 15 anos, de baixa renda, residentes na região das Três Vendas, zona norte da cidade.

A magia do circo é cativante e de acordo com o proprietário do Hayllander Circo, Halley Almeida, o projeto é uma oportunidade única de vivenciar o cotidiano da trupe. “Estamos contactando escolas lindeiras ao local onde estamos instalados, para que as crianças possam fazer uma imersãàs técnicas circenses, visitando os bastidores, fazendo parte desse mundo mágico do circo”, observa. As vagas são limitadas, as inscrições gratuitas, e podem ser feitas diretamente no local de instalação, na avenida Fernando Osório, 4320. Após as oficinas, no dia 2 de dezembro, o grupo de alunos participará de um espetáculo às 20h, onde serão ofertados ingressos às famílias e amigos das crianças participantes do projeto.

O projeto foi contemplado com recursos do Fundo Estadual de Apoio à Cultura (FAC), das Artes de Espetáculo (Sedac/RS), é proposto por Inês Marcolan, produzido por Halley Almeida e coordenado por Patrícia Sacchet, artista à frente da CiaOndina & Tufoni – Cultura e Arte e do Teatro Hebraica, em Porto Alegre. “É um projeto lindo, onde as ações de inclusão social e acessibilidade cultural circulam por três cidades do interior – Pelotas, Rio Grande e Guaíba – que estão na rota do circo”, destaca. Além da itinerância das atividades, Patrícia estará a frente de uma roda de conversa com mulheres que vivenciam a vida de circo: Lea Benvenuto Almeida (Circo-Teatro Serelepe), Vanessa Bonaldo (Circo Bonaldo D’Italia), Inês Marcolan (Hayllander Circo) e Ermínia Silva (historiadora). “A partir do dia 9 de dezembro disponibilizaremos o conteúdo da conversa ao público em geral, mas posso adiantar que teremos um material inédito sobre a importância da mulher no circo itinerante”, finaliza Patrícia.

Serviço:

Oficinas do projeto Hayllander Circo – Transformando vidas

✓               Inscrições gratuitas e vagas limitadas: dias 28, 29 e 30/11

▪                 Malabarismo das 13h30 às 15h

▪                 Equilibrismo das 16h às 17h

✓               Local: Av. Fernando Osorio, 4320 (Três Vendas)

✓               Espetáculos:

✓               segunda a sexta-feira às 20h;

✓               sábados às 17h e 20h

✓               domingos às 15h, 17h e 20h.

 

Fotos: Nauro Jr./Satolep Press

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções