Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

OMS classifica poluição do ar como cancerígena

18 outubro
20:03 2013

Vários componentes da poluição já receberam a classificação. Agora, a poluição como um todo também tem o selo de alto risco

saude03A Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) classificou a poluição do ar como um agente cancerígeno. A IARC faz parte da Organização Mundial de Saúde (OMS), e é uma das principais fontes de informação sobre substâncias cancerígenas para organizações do setor em todo mundo. Em sua avaliação, a IARC concluiu que a poluição do ar causa câncer de pulmão e também está ligada a um risco aumentado para câncer de bexiga.
A IARC tem previamente classificados muitos componentes da poluição do ar como cancerígenas, incluindo escapamento de motores diesel, solventes, metais e poeira. Mas esta é a primeira vez que ela classificou a poluição do ar como um todo, como uma substância cancerígena. Também foi classificado outro grande componente da poluição do ar chamado como cancerígeno por si só. O material particulado é uma combinação de partículas extremamente pequenas sólidas e gotículas de líquidos que se encontram no ar. O material particulado pode incluir poeira ou fumaça, bem como produtos químicos. A avaliação IARC mostrou um risco crescente de câncer de pulmão com o aumento dos níveis de exposição à poluição do ar e suas partículas.
O ar que respiramos está cheio de substâncias que causam câncer, disse Kurt Straif, chefe da Seção de Monografias da IARC. “Poluição do ar não é apenas um grande risco ambiental para a saúde em geral, é o maior causador de câncer devido ao grande número de pessoas exposta.”
A poluição do ar já é conhecida por aumentar os riscos de outras doenças, especialmente respiratórias e doenças cardíacas. Estudos mostram que os níveis de exposição à poluição do ar têm aumentado significativamente em algumas partes do mundo, principalmente em países em rápido processo de industrialização com grandes populações. Os dados mais recentes do projeto Global Burden of Disease indicam que, em 2010, 3,2 milhões de mortes em todo o mundo foram causadas pela poluição do ar, incluindo 223 mil de câncer de pulmão.
A IARC baseou o seu relatório em uma revisão de mais de mil trabalhos científicos de estudos em 5 continentes. Os estudos analisaram o risco do câncer causado por vários poluentes presentes no ar, especialmente partículas em suspensão e de poluição relacionada com o transporte. Os resultados vieram de grandes estudos epidemiológicos, que incluem milhões de pessoas que vivem na Europa, América do Norte e do Sul e Ásia.
De acordo com a IARC, as fontes artificiais predominantes de poluição do ar são os transportes, a geração estacionária de energia, as emissões industriais e agrícolas, aquecimento residencial e cozimento de alimentos.
Classificar a poluição do ar como cancerígenas para os seres humanos é um passo importante, disse o diretor da IARC Christopher Wild. “Com base nos índices divulgados, podemos afirmar que é fundamental a implementação de políticas eficientes para reduzir a exposição à poluição mundial”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções