Operação combate contrabando de cigarros eletrônicos
A Receita Federal e a Polícia Federal realizaram nesta terça-feira (28/03), a Operação Evali de combate ao contrabando e comércio ilegal de cigarros eletrônicos e acessórios por meio de redes sociais e em loja física
Na ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Santa Vitória do Palmar, com o apoio da Receita Federal.
O proprietário da tabacaria foi preso em flagrante, em sua residência, onde também havia mercadoria armazenada.
A investigação teve início em novembro de 2022 com a apreensão de três cargas destinadas ao município e identificou a empresa que, além de sua sede física, utilizava livremente plataformas digitais em redes sociais para a comercialização dos cigarros eletrônicos para consumidores da região fronteiriça.
O nome da operação é inspirado na lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico ou produto vaping, mais conhecida pela sua sigla em inglês: Evali.
No Brasil, é proibida a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, bem como quaisquer acessórios e refis destinados ao uso em qualquer desses dispositivos.