Diário da Manhã

quinta, 09 de maio de 2024

Notícias

OS OITO MELHORES : Favoritos chegam às quartas

02 julho
09:43 2014

Com sorte, sofrimento e no sufoco, os favoritos avançaram para as quartas de final da Copa do Mundo. Se a primeira fase do torneio foi de muitos gols – 136 em 48 jogos (média de 2,8% por partida) -, as oitavas foram marcadas por fortes emoções, drama e decisão se estendendo para prorrogação ou até para os pênaltis. Cinco das oito partidas se decidiram além dos 90 minutos regulamentares.

Brasil e Costa Rica só garantiram vaga nas quartas ao vencerem nas cobranças de pênaltis, depois do empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação diante de Chile e Grécia, respectivamente. Alemanha, Bélgica e Argentina só confirmaram seu favoritismo diante de Argélia, Estados Unidos e Suíça na prorrogação.

A Holanda derrotou o México por 2 a 1, de virada, no tempo normal. Mas só marcou seus dois gols no final do jogo – o último aos 47 minutos do segundo tempo. A França também passou por muito trabalho para superar a Nigéria. Conseguiu ser superior apenas nos 20 minutos finais da partida e assim chegou à vantagem de 2 a 0. Vida tranquila teve apenas a Colômbia, que fez 2 a 0 no Uruguai e pode controlar a vitória, sem passar por sufoco.

Todos os times que foram campeões de chaves passaram para as quartas. A partir de agora, o favoritismo cede espaço para a imprevisibilidade.

Alemanha fica sem Musfafi

O substituto de Mats Hummels na partida das oitavas de final, contra a Argélia, o jovem Shkodran Mustafi está fora da Copa do Mundo. Com uma lesão muscular na coxa esquerda, o zagueiro não terá tempo para se recuperar até o final do torneio – mesmo que a Alemanha chegue a final. Hummels não enfrentou a Argélia na segunda-feira, porque estava com febre.

A lesão do zagueiro da Sampdoria é apenas uma das preocupações do técnico Joachim Low. O desgaste físico é uma questão que tira o sonho do comandante da equipe alemã.  Dos últimos dez times que se classificaram em Copas do Mundo, depois de jogar uma partida com prorrogação, nove acabaram eliminados já no jogo seguinte.

Além da estatísitica, tem ainda a questãoo climática. Quatro dias depois de jogar em Porto Alegre, a Alemanha volta a enfrentar temperatura alta. O jogo de sexta-feira, diante da França, será às 13h, no Rio de Janeiro.

Do jogo no Beira-Rio também saíram com dores os volantes Sami Khedira e Bastian Schweinsteiger, ambos desgastados pelo jogo de 120 minutos. O atacante Lukas Podolski segue como dúvida por conta de uma lesão muscular.

Para a partida diante da França, Joachim Low espera ter a presença de Hummels. Assim, ele poderá passar Boateng novamente para a lateral-direita e deixar Phllipp Lahn no meio-campo – ao lado de Schweinsteiger. Nesse caso, Khedira fica no banco de reservas.

HOLANDA – O técnico Louis Van Graal perdeu um titular para o restante da Copa do Mundo – mesmo que a equipe dispute as três partidas restantes. O volante De Jong, 29 anos, sentiu uma lesão muscular na virilha logo nos primeiros minutos do jogo de domingo, diante do México, e não vai se recuperar antes do dia 13 de julho (data da final). O lateral Blind é que passou para a vaga de De Jong no jogo passado, com a fixação de Kuyt na função de ala.

RESULTADOS – A Fifa está preocupada com a existência de resultados manipulados no futebol. O secretário-geral da entidade Jérôme Valcke reconheceu nesta terça-feira a dificuldade para controlar a máfia de apostas no esporte. A Fifa está investigando a possibilidade de manipulação do resultado da partida entre Camarões e Croácia na primeira fase da Copa. Os europeus ganharam por 4 a 0.

Quartas de final

Sexta-feira, 4/7 – 13h

Maracanã, Rio de Janeiro

França x Alemanha

 

 

Sexta-feira, 17h

Castelão, em Fortaleza

Brasil x Colômbia

 

Sábado, 5/7 – 13h

Mané Garrincha, em Brasília

Argentina x Bélgica

 

Sábado, 5/7 – 17h

Fonte Nova, em Salvador

Holanda x Costa Rica

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções