Diário da Manhã

domingo, 05 de maio de 2024

Notícias

Os olhos do poeta na voz de José Gonzalez

23 junho
15:30 2014

Gonzalez “Meu medo é o moço que já não escuta; é o que falece à geração dos meus; meu medo é o medo dos que já não comem; meu medo é o homem que esqueceu de Deus”. – O último verso da canção “O homem que esqueceu de Deus” remete à sensibilidade do autor, figura renomada no cenário musical gaúcho, que de forma especial se faz acompanhar de outras “feras” do gênero nativista do Rio Grande do Sul.

E nos próximos dias vai estar à disposição do público, o primeiro álbum do cantor e compositor José Fernando Gonzalez, intitulado “Os olhos do poeta”, uma coletânea com 13 composições, letras próprias, algumas musicadas pelos artistas João de Almeida Neto e Talo Pereyra. Além dos dois, também participam do álbum os consagrados artistas Dante Ramon Ledesma, Luis Carlos Borges, Ernesto Fagundes e Leonardo Oxley.

A faixa 1 do álbum apresenta o que se pode chamar de hino da música nativa, também carro-chefe das composições de Gonzalez: “O grito dos livres” venceu a edição do ano 1984 do Festival Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana, na voz de Dante Ramon Ledesma, tendo sido também interpretada, posteriormente, por João de Almeida Neto. Outras canções do álbum também carregam históricos destacados em festivais nativistas. É o caso de “O rio dos homens sem sonhos”, destaque em Festival na cidade de Lages, em Santa Catarina, na voz de João Almeida Neto.

O conteúdo de “Os olhos do poeta” enriquece ainda mais a obra poética do advogado e promotor de Justiça aposentado, que desta vez solta a voz em interpretações com timbre que nasce na sua alma cantora.

Comentários ()

Seções