Diário da Manhã

domingo, 30 de junho de 2024

Notícias

Pacto Pelotas Pela Paz registra recordes em redução de crimes

Pacto Pelotas Pela Paz registra recordes em redução de crimes
27 junho
08:23 2024

Crimes violentos letais diminuíram 60%, desde o início do programa, numa estimativa de 264 vidas preservadas em sete anos. Números foram disponibilizados na reunião desta quarta-feira do Gabinete de Gestão Integrada

O Pacto Pelotas Pela Paz continua apresentando números positivos na manutenção e melhoria da segurança pública do Município, conforme levantamento levado à reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGM-I), desta quarta-feira (26), sobre os dados referentes ao período de janeiro a maio deste ano.

Pacto Pelotas Pela Paz continua registrando resultados positivos – Foto: Gustavo Vara

A prefeita Paula Mascarenhas parabenizou o trabalho de policiamento e controle das equipes de segurança do Município, principalmente durante os momentos mais críticos da crise climática enfrentada pelo Estado. “O levantamento demonstra o trabalho qualificado das forças de segurança. Mais uma vez, nós comprovamos a queda dos índices criminais – alguns registraram quedas históricas. Os dados mostram que o Pacto Pelotas Pela Paz é um projeto consolidado na cidade. Precisamos manter o trabalho integrado e reforçado para não perder as conquistas e, sim, ampliá-las”, relata a chefe do Executivo.

Conforme os dados coletados pelo Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social, em comparativo com o início da implementação do Pacto, em 2017, o roubo e furto de veículos registraram os menores números desde então, com queda de 84%. Desde o lançamento do Pacto, os índices de roubo e furto às residências também diminuíram, no caso, em 55,6%.

Crimes Violentos Letais Intencionais

Conforme dados apresentados pelo Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social, em Pelotas, de 2017 para 2024, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) diminuíram 60%. A estimativa é que 264 vidas tenham sido preservadas nos 73 meses de existência das medidas de segurança.

Índices criminais

Desde o início das ações de combate à violência, todos os índices criminais registraram queda – roubos a transporte público (75%), roubos de veículos (91%), furtos de veículos (79%), roubos a pedestre (82%) e roubos a estabelecimentos comerciais (78%).

Participaram da reunião representantes da Guarda Municipal (GM), Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e agentes de Trânsito, além do secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, secretária de Segurança Pública, Cíntia Aires, e a coordenadora do Pacto Pelotas Pela Paz, Aline Crochemore.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções