Diário da Manhã

sexta, 18 de outubro de 2024

Notícias

Palavras especiais em espanhol que você deve saber para sua viagem a Madri

Palavras especiais em espanhol que você deve saber para sua viagem a Madri
03 setembro
10:40 2022

O espanhol é a segunda língua mais falada no mundo, com mais de 500 milhões de falantes nativos (ficando atrás apenas do mandarim)

Não é à toa que cada vez aumenta mais a demanda de alunos com vontade de aprender o idioma, seja para fazer negócios, turismo ou simplesmente por curiosidade.

Como o espanhol é a língua oficial de mais de 20 países, é claro que existem variações, gírias e regionalismos próprios de cada lugar onde é falado. O espanhol da Espanha, por exemplo, é conhecido como espanhol europeu, e é bem diferente do espanhol falado da América Latina. E não se trata apenas do sotaque, o vocabulário também apresenta palavras e expressões que não têm o mesmo significado.

A variação geográfica conhecida como espanhol europeu é considerada a mais neutra e a mais fácil de entender e compreender em todos os países de língua espanhola. Pensando nisso, quem estiver iniciando sua jornada na aprendizagem do espanhol europeu, deve saber que existem diversas formas e ferramentas de aprender a língua de Cervantes: fazer cursos online, ler livros, escutar músicas, assistir filmes, ou ter aulas individuais ou em grupo com um professor.

Cursos no exterior

Se bem qualquer desses métodos pode ser eficaz no longo prazo, para aqueles que querem ir um passo além, estudar espanhol em Madrid com professores nativos altamente qualificados é uma boa pedida.

Praticar regularmente o idioma na vida cotidiana é sem dúvidas a melhor forma de aprender, e a única que permite desenvolver rapidamente as competências linguísticas básicas para a comunicação escrita e oral, se tornando fluente em pouco tempo.

Um curso imersivo numa escola de espanhol permite aprender o idioma, e não só palavras ou expressões isoladas. Além disso, a maioria das instituições de ensino costumam incluir atividades sociais e culturais, que leva aos alunos a poder utilizar o idioma fora da aula.

Os espanhóis não falam idiomas estrangeiros muito bem, e por isso valoram muito o esforço dos visitantes por se comunicar e falar no idioma deles. Investir algum tempo estudando a língua traz muitas vantagens, mas nem todo mundo tem o tempo ou as condições financeiras necessárias.

Pensando nisso, se estiver planejando uma viagem para a capital espanhola e quiser comprar algo em uma loja, precisar de ajuda repentinamente ou simplesmente quiser ter uma base para poder conversar com moradores locais, confira abaixo essa lista de termos e construções úteis que lhe darão a confiança necessária para fazê-lo.

Cumprimentos

Uma das questões essenciais na hora de aprender um novo idioma são os cumprimentos. Pensando nisso, essas são algumas palavras e expressões em espanhol que você pode utilizar para iniciar ou encerrar uma conversa:

Hola é uma das palavras mais básicas e populares do idioma espanhol. Dizer hola pode ser a coisa mais simples do mundo, mas não é.

Acenar com uma mão e dizer hola não é uma das formas mais apropriadas de se apresentar ao encontrar com um grupo de locais. Se bem muitas vezes funciona, para uma abordagem mais pessoal e educada é preciso se dirigir a cada pessoa separadamente e combinar o hola com algumas outras frases, como buenos días, ¿cómo estás? ou ¿qué tal?

Vale a pena ressaltar, porém, que se estiver em um contexto formal, a forma correta de se dirigir a alguém é ¿como está, sem o “s”, já que o pronome é bem informal, e só é utilizado com amigos, colegas e família.

Adiós é a expressão mais utilizada na Espanha para dar tchau. A palavra não tem um significado tão forte quanto no português, onde seu uso equivale a um sentimento profundo e é restrito a uma despedida importante.

No restaurante

Saber algumas palavras em espanhol é essencial para que nada o impeça de experimentar os melhores pratos da culinária madrilena. Por isso, selecionamos aqui algumas palavras que podem ser de utilidade na hora de visitar um bar ou restaurante.

Camarera/o é o termo equivalente a “garçom”. A propina é o que no português se conhece como gorjeta. Os espanhóis têm o costume de deixar o troco como gorjeta, já que na Espanha não existe cobrança do 10% ou 15% em restaurantes e bares pelo serviço.

Botella (garrafa), vaso (copo), xícara (taza) e copa (taça), são palavras muito importantes, já que são consideradas falsos cognatos, ou seja, termos iguais ou bem parecidos, mas com significados diferentes.

Leve em consideração que a Espanha, e principalmente sua capital, Madri, é famosa pelos horários malucos de refeições, o que costuma dificultar um pouco a vida dos estrangeiros que chegam para morar e desconhecem esse costume. A maioria dos espanhóis sai do trabalho para o horário de almoço (almuerzo) às 15h e janta (cena) lá pelas 22, 22:30h. Por esse motivo não há problema em fazer uma reserva para jantar num restaurante às 23:30, principalmente no verão, quando o sol se põe tarde.

No transporte

Se locomover em transporte público quando se viaja a um país estrangeiro é muito situação muito habitual. Veja algumas palavras básicas que podem ser utilizadas na hora de precisar pegar um meio de transporte em Madri.

O metro (metrô) e o autobús (ônibus) são os meios de transporte mais utilizados pelos locais e pelos turistas para se trasladar na capital espanhola. Vale ressaltar que o transporte público em Madri é realmente excelente, principalmente os ônibus. Os veículos são confortáveis, possuem faixas exclusivas e funcionam a noite toda, de hora em hora.

No entanto, se quiser alugar um carro, o termo correto é coche, e poner em marcha é a expressão utilizada para dar partida. Se bem o valor do veículo não constuma ser muito alto, já que existem muitas locadoras que oferecem o serviço, leve em consideração que se for ficar no centro, o preço cobrado pelos estacionamentos da região é bem alto.

Pronto para viajar para Madri? Além de ser uma cidade incrível, com ótimo clima e repleta de atrações para todos os gostos (e bolsos!), aprender espanhol é uma razão muito válida para fazer uma visita à capital espanhola. Dominando o idioma local poderá ganhar a confiança necessária para interagir e fazer novas amizades, uma experiencia enriquecedora que provavelmente nunca esquecerá.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções