Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Parceria entre Engenharia Hídrica e Souza Cruz viabiliza programa ambiental

09 junho
14:36 2014

Fruto de uma parceria efetiva entre a Souza Cruz e a Universidade Federal de Pelotas(UFPel), o  Programa GESTOR DE RECURSOS HÍDRICOS será de grande relevância para a ciência, principalmente para os usuários dos recursos hídricos, em especial os produtores agrícolas. A iniciativa,foi apresentada oficialmente na quinta-feira(5), Dia Mundial do Meio Ambiente, no Parque Ambiental da Souza Cruz, em Santa Cruz do Sul.

Durante o evento de lançamento, a coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Hídrica da UFPel, Idel Bigliardi Milani e o professor Luis Eduardo Suzuki, coordenador adjunto, explicaram como surgiu o programa e como este foi delineado. Entre as temáticas abordadas no programa estão: ciclo hidrográfico, eventos hidrológicos, legislação para uso da água em bacia hidrográfica, atividade humana no meio rural, conservação da água e do solo, uso de agrotóxicos na zona rural, utilização da água dentro das propriedades rurais, qualidade da água, métodos e sistemas de irrigação, entre outros.

O Programa foi elaborado por um grupo de pesquisadores vinculados ao curso de graduação em Engenharia Hídrica e ao Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel. Os pesquisadores buscaram apresentar informações, indicações e orientações sobre as melhores formas de manejo da água nas propriedades rurais, através da compreensão da realidade do meio rural, e, assim, construindo um programa aplicável a estes produtores e usuários dos recursos hídricos.

A diversidade de formação e conhecimento especializado dos profissionais que elaboraram este projeto permitiu apresentar o tema água de forma abrangente e integrada, buscando a construção de um projeto que fosse neste momento uma referência para os agricultores, técnicos e gestores. “A aproximação da UFPel com empresas empenhadas com a sustentabilidade, como a Souza Cruz, é essencial para que haja um efetivo aprimoramento das técnicas e das formas de utilização da água na propriedade rural garantindo a sustentabilidade hídrica e ambiental”, avalia Idel Bigliardi.

Palavras-chave

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções