Diário da Manhã

sexta, 22 de novembro de 2024

Notícias

Parque da Baronesa contará com sinal de Wi-fi gratuito

Parque da Baronesa contará com sinal de Wi-fi gratuito
02 agosto
08:00 2024

Parceria com empresa do ramo de telecomunicações se deu por meio do programa Adote uma Área Verde. Implantação da tecnologia foi oficializada na 30ª Fenadoce

A fim de garantir maior conectividade aos usuários do Parque da Baronesa, a Prefeitura de Pelotas celebrou, nesta quinta-feira (1º), o termo de adoção do espaço com a empresa Osirnet Info Telecom. A parceria, oficializada por meio do programa Adote uma Área Verde, irá fornecer sinal de internet, via Wi-fi, de forma gratuita nas dependências do Parque. Com a participação da prefeita Paula Mascarenhas, o avanço em tecnologia foi concretizado durante a solenidade de assinatura do Termo de Adoção 01/2024 no estande do Município na 30ª Fenadoce.

Paula falou sobre a importância da parceria, possibilitando o acesso gratuito à internet, e lembrou das demais intervenções que ocorrem no Parque nas áreas da Cultura e do Esporte.

“Fico muito feliz que todos os anos, neste mesmo espaço, nós possamos fazer anúncios importantes. O Adote uma Área Verde é uma iniciativa muito especial, pois propicia a melhoria da qualidade de vida e o embelezamento da nossa cidade por meio de parcerias produtivas com a iniciativa privada. Hoje estamos realizando um sonho antigo, de qualificar os espaços públicos e contemplar também a tecnologia e a conectividade, seguindo na perspectiva de construir uma cidade digital. Além das intervenções que já acontecem na Baronesa, como a reforma do museu e a requalificação dos espaços esportivos, agora teremos, também, acesso gratuito à internet, tornando o local um dos melhores parques urbanos do Brasil”, destacou a chefe do Executivo.

A partir da assinatura do Termo de Adoção, fica instituída a disponibilização do sinal de internet, sob responsabilidade da empresa parceira, com a instalação de equipamento Wi-fi, com capacidade de conexão para até 200 dispositivos, operando com sistema Dual Band (2,4 e 5 GHz) 24 horas por dia e sete dias por semana. É a primeira vez que o Adote uma Área Verde contempla projetos na área da conectividade. O secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, comemora a celebração da parceria com a iniciativa privada e destaca o intuito de dar continuidade à expansão de sinal também em outras áreas da cidade.

“Esse é um grande passo do Adote. Vamos democratizar o acesso à internet nos espaços públicos da cidade. Essa ação impulsiona o nosso turismo, acolhe o cidadão e incentiva a população a utilizar e se apropriar dos espaços públicos. Isso é sustentabilidade e responsabilidade social. Vamos trabalhar para que outros espaços, como a praça Coronel Pedro Osório e o Largo do Mercado, por exemplo, também sejam alvos de iniciativas como essa”, comentou o gestor.

Com prazo de dois anos de vigência, a parceria estende-se até 2026, podendo ser renovada por tempo de prorrogação nos termos do Decreto Municipal 6.412/2021. Também estiveram presentes no ato de assinatura os secretários de Cultura, Paulo Pedrozo, de Saúde, Rosana van der Laan, além da coordenadora do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, e da diretora do Museu da Baronesa, Fabiane Moraes.

Adote uma Área Verde

O programa Adote uma Área Verde integra o eixo Ação Verde do programa Ciclo Verde Pelotas – desenvolvido pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA). O Adote uma Área Verde visa garantir a conservação, qualificação e expansão das áreas verdes públicas, mediante a participação de empresas privadas.

Em 2021, foram adotadas nove áreas verdes, sendo sete rótulas, uma rua localizada na Colônia Z3 e a orla da praia do Laranjal. Em 2022, o número de locais adotados mais que dobrou, chegando a marca de 15 espaços públicos abraçados pela iniciativa privada.

Atualmente, em 2024, o Adote já conta com mais de 30 áreas públicas contempladas pelo programa. Os interessados em participar da iniciativa do Município devem entrar em contato diretamente com a SQA, localizada na avenida Domingos de Almeida, 1.490, e disponível pelo telefone (53) 3227-5442.

Foto Michel Corvello

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções