Diário da Manhã

sábado, 07 de setembro de 2024

Notícias

Parque Linear da Alfândega sairá do papel

Parque Linear da Alfândega sairá do papel
17 julho
16:39 2024

Emenda do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS) garantirá área de lazer no Porto em Pelotas

A região do Porto em Pelotas terá uma nova área de lazer e esporte. O deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS) anunciou nesta quarta-feira (17/07) emenda de R$ 200 mil para a execução da Quadra 3 do Parque Linear da Alfândega, projeto desenvolvido em parceria pelas Universidades Federal e Católica de Pelotas (UFPel e UCPel) e a Prefeitura. A revitalização da Praça da Alfândega, assim, terá um grande avanço para receber principalmente o público universitário.

Com o recurso serão instalados no quadrilátero que hoje tem apenas pasto e algumas árvores academia ao ar livre, bancos, lixeiras, bicicletário, iluminação, faixa de segurança, acessibilidade, campo de futebol sete, quadras de vôlei e quadra poliesportiva. Também está prevista uma pista de caminhada de 93,22 metros quadrados.

Acompanharam o anúncio a reitora da UFPel, Isabela Andrade, a prefeita Paula Mascarenhas, secretários municipais e servidores. O deputado destacou a importância da intervenção, com uma requalificação que garantirá aos moradores e estudantes espaço de lazer na região do Porto. “Onde não existe nada, em breve teremos quadras esportivas, pista de caminhada, brinquedos. Quando a gente vê um projeto que sai da universidade, pensando na cidade, nos dá orgulho”, disse Trzeciak.

“A gente tinha um espaço inseguro, principalmente à noite. Esse projeto surgiu quando eu ainda estava diretora do Centro de Engenharias. Pensamos na convivência, em levar as pessoas para a rua”, destacou a reitora. “Essa região da cidade já é muito bonita. Que se transforme cada vez mais num lugar acolhedor”, complementou a prefeita.

Saiba mais

O projeto do Parque Linear da Alfândega abrange três quadras, entre as ruas Conde de Porto, Dona Mariana, Xavier Ferreira e Uruguai. O local costuma receber em sua maioria a comunidade acadêmica, que frequenta os cursos ligados ao Centro de Engenharias, onde no passado funcionou a antiga Cotada, cujo prédio foi adquirido pela UFPel. Na Quadra 2 está fixada a Escola Municipal de Educação Infantil Marechal Ignácio de Freitas Rolim e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Laquintine (em frente), que também serão beneficiadas pela requalificação.

 

Fotos: Lucian Brum

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções