Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Patrulha Rural faz mais de 780 ações no primeiro quadrimestre do ano

Patrulha Rural faz mais de 780 ações  no primeiro quadrimestre do ano
02 junho
08:54 2017

Mapeamento das ocorrências é uma das estratégias para elevar a segurança na Colônia

Desde a implantação da Patrulha Rural em fevereiro deste ano, rondas 24 horas e o patrulhamento focado na proteção de moradores, comerciantes, escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) se tornaram rotina na zona rural. Somente nos primeiros quatro meses de atuação da entidade ligada à Guarda Municipal, três carros roubados foram recuperados e mais de 780 ações realizadas na Colônia de Pelotas.

Maio bateu o recorde até agora ao somar 280 intervenções, 113 a mais do que o primeiro mês quando foram registradas 166 operações. O patrulhamento é a principal tática utilizada e mira a manutenção da segurança e a redução do tempo de atendimento, concentrado no coração dos distritos.

Ainda há bastante trabalho pela frente, mas o acerto da estratégia aponta as respostas iniciais aos anseios da comunidade local. A recuperação do automóvel Volkswagen Gol, encontrado em fevereiro na Colônia Osório, de um Fiat Uno e outro Volkswagen Gol, localizados em abril, comprova que a investida não chegou apenas para marcar presença. Vai provocar mudanças efetivas.

O trabalho envolve o revezamento de duas duplas na viatura que percorre as estradas e ajuda a proteger propriedades, estabelecimentos comerciais, de saúde e educandários em oito distritos. A Patrulha conta também com o apoio do Grupo de Ações Rápidas (GAR) da GM, com quem deflagrou duas operações conjuntas. A Polícia Civil também é outra parceira importante nas investigações

SEGURANÇA garantida aos moradores da Colônia com resultados positivos Foto de Marcel Ávila/Ascom

SEGURANÇA garantida aos moradores da Colônia com resultados positivos
Foto de Marcel Ávila/Ascom

Ao alcance de todos – Os patrulheiros apostam na construção de uma relação próxima com a comunidade. Além do telefone da Guarda Municipal, o 153, existe um grupo fechado no aplicativo Whatsapp no qual é possível o contato direto com os policiais. Mais de cem pessoas colaboram na rede de informações.

Ao se referir à importância da presença policial preventiva e ostensivamente, o comandante da Patrulha Rural, David Brião, diz acreditar no declínio progressivo da criminalidade. “Notamos a queda na ocorrência de furtos simples desde o começo da nossa atuação”, enfatiza.

A proteção abrange ainda o patrulhamento nas festas da comunidade, atividades que chegam a concentrar entre 800 e 1,8 mil pessoas e que, anteriormente, atraíam assaltos para as imediações.

O coordenador do 3º Distrito, no Cerrito Alegre, Zelmuth Tessman, confirma o crescimento da confiança no desempenho da Patrulha Rural. Tessman comenta ouvir cada vez mais pessoas elogiarem o atendimento, considerado diferenciado. “Sentimos que eles estão empenhadíssimos, sempre atentos, girando pelas nossas estradas”, comemora o representante.

Mapeamento – Apesar da dedicação em garantir progressivamente a segurança na colônia, as intervenções ainda carecem de dados detalhados fora da área urbana. Por muitos anos foi comum os incidentes não serem informados oficialmente à polícia. Esta é outra realidade que será transformada.

Equipes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) investem no levantamento de quais locais registram a maior incidência e quais os tipos de ações criminosas são as mais frequentes. Em paralelo, a comunidade é incentivada a contribuir ao registrar os delitos praticados em qualquer uma das oito divisões de abrangência.

A meta é construir um mapeamento para desenvolver as intervenções táticas, direto nos lugares que mais necessitam. Esta é, inclusive, uma das principais estratégias para coibir o abigeato. “É com essa base de dados que vamos traçar o planejamento de nossas ações e torná-las ainda mais efetivas no combate ao crime”, afirma o secretário Aldo Bruno Ferreira.

A ampliação do serviço também está nos planos da SSP. O próximo passo será a inserção de uma segunda viatura para operar na Patrulha Rural. “Não vamos deixar que falte efetivo nessas regiões”, conclui o secretário.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções