Diário da Manhã

quinta, 20 de junho de 2024

Notícias

Paula e especialistas pedem atenção para os próximos dias

Paula e especialistas pedem atenção para os próximos dias
20 maio
08:13 2024

Alerta foi dado diante das projeções da possibilidade de elevação das águas da Lagoa e do Canal

Depois de avaliar os prognósticos traçados pelos especialistas da Meteorologia e Hidrologia da UFPel, a prefeita Paula Mascarenhas voltou a pedir muita atenção da população para que não retorne às áreas de risco nos próximos dias. Além de as medições do Canal São Gonçalo estarem na casa dos três metros, neste domingo (19) a previsão, considerando ainda os fatores de interferência, como chuva, vento e maré, é de que um segundo pico de elevação das águas ocorra entre segunda-feira (20) e quarta (22).

Reunião na Sala de Situação, neste domingo(19). Fotos: Gustavo Vara.

Conforme a chefe do Executivo, a cidade já viveu nesta crise climática um pico de cheias, ocasião em que o dique foi testado e se manteve eficiente. O que preocupa agora é que o nível das águas se manteve estável, mas elevado. Por isso, a necessidade de se seguir em alerta.

 “Temos então um cenário que apresenta muita água descendo, vento Nordeste que empurra essa água, uma previsão de 50 milímetros de chuva e, a partir de terça, maré alta devido à lua cheia. São vários fatores adversos até quarta-feira e por isso vamos seguir acompanhando dia a dia e ir informando. Todo o trabalho possível de intervenção, prevenção e reforço já foi feito e nossas equipes e efetivos de todas as forças estão de prontidão. Estamos prestando todas as informações e reitero que quem ainda estiver em área de risco que deixe esses locais, principalmente até quarta. Tomara que não se confirme, mas a perspectiva de momento é esta”, ressaltou Paula, informando que diante deste cenário as aulas seguem suspensas até quarta-feira.

Produtos de maior necessidade para doação

Alimentação – sobretudo proteína (carne e ovos), café, achocolatado, margarina, açúcar, óleo, extrato de tomate, sucos em pó, dentre outros.

Higiene pessoal – sabonete, barbeador, xampu, desodorante

Itens de infraestrutura – cobertores, roupas de cama, toalhas de banho

Itens para crianças – livros infantis, brinquedos, kits de material escolar e algum mobiliário como mesinhas e cadeiras plásticas

Roupas – peças íntimas, calçados e roupas de inverno masculinas como blusões, jaquetas e calças. Agasalhos femininos não são necessários por enquanto.

As doações devem ser feitas no prédio da Secretaria de Assistência Social (SAS), na rua Marechal Deodoro 404, esquina com a rua Três de Maio.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções