Diário da Manhã

segunda, 18 de novembro de 2024

Notícias

Paula e Idemar são empossados

Paula e Idemar são empossados
01 janeiro
23:27 2017

Plano de Governo revela atenção com a zona rural, Segurança, Saúde, Educação e integração com municípios da região

Sob o calor de mais de 30 graus, cerca de 500 pessoas prestigiaram, no cair da tarde deste dia de Confraternização Universal – 1º de janeiro -, no Largo do Mercado Central, a sessão solene de posse da prefeita Paula Mascarenhas e do vice-prefeito Idemar Barz, para condução de Pelotas pelos próximos quatro anos.

“Prometo cumprir e fazer cumprir a Lei Orgânica, as leis da União, do Estado e do Município e exercer o mandato que me foi conferido pelo povo de Pelotas, na defesa da justiça social e da equidade dos munícipes” (LOM Art. 12). Este foi o compromisso legal prestado pela prefeita e pelo vice perante o Poder Legislativo e a comunidade.

Pelotas e os pelotenses foram o ponto alto dos pronunciamentos da solenidade presidida pelo vereador Ademar Ornel, que exerceu a presidência da Câmara enquanto esta ainda se encontrava em definição sobre a escolha de sua nova mesa diretora.

A mesa oficial da solenidade, além de Ornel, foi composta pelo até então prefeito Eduardo Leite, pelo diretor do Foro, Marcelo Malizia Cabral, pelo representante do comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, coronel Marcos Napoleão, pela representante do Governo do Estado, Gabriela Montanelli e pelo arcepisbo dom Jacinto Bergmann. Entre as autoridades, o futuro secretariado do governo, vereadores, reitores da UCPel e do IFSul, agentes financeiros, conselheiros e detentores de cargos vinculados a diversas áreas.
          FALA PREFEITA

A prefeita Paula Mascarenhas, primeira mulher eleita para o Executivo de Pelotas, reportou-se à cidade com amor, respeito, admiração e compromisso. “Eu devo tudo o que sou, tudo o que fiz – meu passado, meu presente e meu futuro a esta cidade, que me viu nascer e crescer.

Paula falou de si, de sentimentos puros, de observações minuciosas que fez desde quando criança. “Foi em Pelotas que aprendi a andar. E como essa atividade tem significado para mim”, disse, lembrando-se de seus tempos de criança, quando ia a pé para a escola, depois de jovem, quando percorria outros caminhos. “Eu palmilhei Pelotas de norte a sul. Sou, antes de tudo, uma pedestre.” Reportou-se, também, ao percurso que faz, hoje, pela praça Coronel Pedro Osório, “que tantas personagens da cidade as frequentam”.

Lembrando-se de relatos de sua mãe, sobre sua infância no retiro, Paula afirmou o quanto é dura a vida no campo. “Como são fortes e admiráveis aquelas pessoas que põem o alimento na nossa mesa. Eu quero ser a prefeita da colônia.”

“Foi em Pelotas que aprendi a sonhar. Foi em Pelotas que eu descobri, na política, uma fonte inesgotável de possibilidades de sonhar”. A prefeita fez a afirmação e referiu-se a sua aproximação com o ex-prefeito Bernardo de Souza. “Ele me mostrou que a política é uma atividade das mais nobres, mais dignas, porque é capaz de mudar realmente o mundo e a vida das pessoas.”

Falando sobre o prédio da prefeitura, onde acompanhou Bernardo até o seu final, afirmou que “Foi aqui que sonhei, ao lado de Eduardo, em retribuir a Pelotas um pouco do tanto que me deu. E foi neste prédio, de novo, que vi mais uma vez um grande homem, um grande político, um grande administrador público atuar, se constituir e se afirmar como líder”.

PLANOS

Paula Mascarenhas adiantou que “É nosso compromisso – meu e do Idemar – levar adiante as conquistas, aprofundá-las, renovar a cidade no caminho do futuro.”

Entre os desafios, a prefeita adiantou que, na saúde, manterá as realizações do governo Eduardo e buscará formas de custear as Unidades de Pronto Atendimento; ampliar a Rede Bem Cuidar; implantar o Centro de Especialidades Pediátricas.

Na Educação, investir na requalificação das escolas de ensino fundamental, a exemplo do que foi feito na educação infantil e manter o avanço na aprendizagem.

No setor de Transportes, a licitação do transporte coletivo da zona rural. Na Segurança, implantar política transversal de governo, com uso de inteligência, além de políticas públicas de assistência social e de educação. “Estamos comprometidos com uma Pelotas mais humana e mais segura.”

Paula salientou que sua administração deverá voltar-se a integração regional, estreitando laços com os municípios vizinhos para o desenvolvimento da Zona Sul.

Encerrando, a prefeita falou emocionada no seu orgulho de ser da cidade onde aprendeu a andar, a amar, a sonhar. Evocou proteção: “Que Deus nos dê, a mim e ao Idemar, a força, a sabedoria, a serenidade a compaixão – a capacidade de se pôr no lugar do outro e de sentir suas dores – que nos permitam estar à altura da confiança e da generosidade do povo de Pelotas.”

EX-PREFEITO

Eduardo Leite, que administrou o Município durante quatro anos, referiu-se a Pelotas como “a minha cidade, a de minha família, a da minha formação, da minha carreira, da política. A cidade que me honra por tê-la conduzido, iniciando aos 27 anos enquanto, à época, ela tinha 200 anos.”

Eduardo não aprofundou o seu discurso nas realizações de seu governo, mas lembrou que a gestão fez mais do que muitas outras. “Obras e Saúde mostram resultados expressivos. Na Educação, 2.400 novas vagas para as escolas infantis foram criadas, além do incremento da tecnologia.”

O prefeito que encerrou seu mandato salientou que “é possível fazer política tocando em temas sensíveis. Nós sabíamos que a população queria isso – uma postura diferente. Então, tocamos nesses temas: organização do espaço público, licitação do transporte coletivo, corte de recursos para eventos para direcionar o dinheiro para investimentos mais importantes e com maior alcance”.

“O que o prefeito e o governo têm que fazer é ter coragem para tomar decisões para garantir investimentos capazes de mudar a cara da cidade. Nós construímos coletivamente soluções; tomamos medidas corajosas. Tenho absoluta confiança de que Pelotas não poderia estar em melhores mãos do que as de Paula. Ela foi parceira e ajudou muito a construir a Pelotas de hoje. Essa eleição é dela”, afirmou, desejando feliz ano novo a todos e feliz mandato a Paula Mascarenhas e Idemar Barz.

VICE PREFEITO

O vice-prefeito Idemar Barz, vereador durante 20 anos, com cinco mandatos consecutivos, chega ao Poder Executivo para somar. “Quero dar minha contribuição à gestão sempre e onde for necessária, com lealdade. Estou feliz por este momento e também por trabalhar ao lado de Paula Mascarenhas. Quero fazer o bem sem olhar a quem”.

Barz reconheceu a importância e o destaque do trabalho realizado por Eduardo e o descreveu como “uma nova e grande liderança política brasileira”.

LEGISLATIVO

O presidente da Câmara, Ademar Ornel, antes de conduzir a sessão solene para o encerramento enfatizou que os vereadores estarão juntos no processo de desenvolvimento de Pelotas, participando com apoio, diálogo, debates.

Na solenidade, o Hino Nacional foi entoado pela cantora Simone Passos, o Rio-Grandense e o de Pelotas foram executados pelo maestro Leonardo Oxley.

Fotos: Gustavo Vara

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções