Diário da Manhã

quinta, 20 de junho de 2024

Notícias

Paula reitera situação de alerta

Paula reitera situação de alerta
21 maio
09:05 2024

Previsão para os próximos dias é de chegada de grandes volumes de água na Lagoa e elevação do canal São Gonçalo, além de chuva e mudança da direção dos ventos

Na reunião desta segunda-feira (20), na Sala de Situação no 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BIMtz), no bairro Fragata, a prefeita Paula Mascarenhas e integrantes das forças de segurança que atuam na cidade reforçaram o pedido de atenção às comunidades próximas ao canal São Gonçalo e à Lagoa dos Patos. Os modelos meteorológicos apresentados pelos especialistas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apontam a possibilidade de chuva e condições de ventos que podem favorecer a elevação dos níveis das águas na região até a quarta-feira (22).

De acordo com o monitoramento nos mananciais, houve redução nos níveis nas últimas horas, o que projeta melhor condição para receber o novo pico do volume de águas previsto para os próximos dias. Conforme a chefe do Executivo, diante dos prognósticos meteorológicos que apontam os maiores acumulados de chuva, em torno de 50 milímetros a partir de terça-feira (21), e dos ventos que, nas próximas horas, mudam para Nordeste, empurrando a água em direção à margem, os volumes vão chegar na região e é preciso reforçar o alerta.

A prefeita Paula Mascarenhas, ao lado do vice Idemar Barz, durante a reunião de alinhamento realizada na manhã desta segunda-feira (20) na Sala de Situação no 9º Batalhão de Infantaria Motorizada, no bairro Fragata. Foto: Gustavo Vara

“A notícia boa é que, com esse recuo das últimas horas, a gente vai partir de um patamar um pouco mais baixo para enfrentar essa semana, que deverá ser um pouco mais crítica, inclusive com previsão de chuva relativamente volumosa. Por isso, o alerta segue, com todo mundo de prontidão, o mapa continua o mesmo, com áreas de extremo risco de alagamentos, e reiteramos o pedido para quem ainda esteja nesses locais que saia em segurança e quem já saiu que aguarde mais uns dias”, frisou Paula.

Novo reforço nas equipes de atuação

Nesta segunda-feira, se somaram mais duas equipes aos efetivos que atuam em Pelotas. São o grupamento com 20 bombeiros militares de diferentes companhias do Estado do Paraná, com seis viaturas e quatro embarcações para o apoio em resgates, coordenado pelo capitão Melchior, e uma equipe da Defesa Civil Nacional. São quatro agentes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ligados ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Os profissionais ficarão até o dia 4 de junho para monitorar e acompanhar a situação, além das demandas emergenciais de reconstrução e respostas para a cidade e para outros municípios da região, no que se refere ao restabelecimento dos serviços essenciais e intermediação aos demais setores federais para acesso a recursos.

Foto do alto: Michel Corvello

Sobre o autor

Hélio Freitag Júnior

Hélio Freitag Júnior

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções